sábado, 25 de fevereiro de 2023

TORTA HAVANA NEUGEBAUER (Torta de Canudinhos)


 Ingredientes:

Massa:
• 2 ovos inteiros e 2 claras
• 3 colheres, de sopa, de margarina sem sal
• 2 xícaras de açúcar
• 1 colher, de sobremesa, de vinagre branco
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 xícara de maisena
• 1 colher, de sopa, não muito cheia de fermento em pó
Modo de fazer:
Bata os ovos e as claras com a margarina e o vinagre, até ficar um creme esbranquiçado. Junte a farinha, a maisena e o fermento e bata até misturar bem. Está massa não leva leite ou outros líquidos.
Dívida a massa em 2 formas de 20 cm de diâmetro, untadas e com o fundo forrado de papel manteiga também untado. Asse a 200°C por aproximadamente 40 minutos.
Solte as beiradas com uma faca e desenforme depois de frio.
Massa dos canudinhos:
• 1 ovo
• 1 1/4 de xícaras de açúcar
• 250g de maisena
• 250 g de farinha de trigo
• 175 g de nata ou creme de leite fresco
• 1 colher, de sopa, de manteiga sem sal
Coloque todos os ingredientes numa tigela e vá unindo com as mãos até obter uma massa macia e úmida que se desprende dos dedos.
Abra porções da massa entre duas folhas de plástico, com rolo de macarrão. Nã deixe muito fina para que não se rasgue ao moldar. Recorte círculos de 10 cm de diâmetro e enrole em cones metálicos próprios (se compra em lojas de embalagens ou para confeitaria) previamente forrados de papel alumínio.Feche o canudinho com leve pressão sobre as bordas sobrepostas. Asse a 200° C até a massa estar firme, sequinha e dourada na base.
Esta massa dá para fazer os oito canudinhos e, com o restante, faça biscoitos; ficam deliciosos.
Creme de manteiga com chocolate:
• 400 g de manteiga sem sal, em consistência de pomada
• 3/4 de xícara de chocolate em pó
• 3 colheres, de sopa, de açúcar
• 1 caixinha de leite condensado
Bata a manteiga com o açúcar e o chocolate até formar um creme homogêneo. Sempre batendo, vá despejando o leite condensado lentamente, em fio. Fica um creme firme. Coloque uma boa porção num saco de confeitar e encha os canudinhos até a borda. Pode polvilhar canela sobre os canudinhos.
Dívida cada bolo em duas camadas e recheie com o mesmo creme. Reserve uma porção para cobrir as laterais do bolo.
Triture 200 g de nozes e aplique diretamente nas laterais cobertas de creme.
Derreta 150g de chocolate de cobertura picado, no microondas, de 30/30 segundos (em lugares quentes, basta uma vez). Espalhe sobre a torta ainda morno.
Aplique os canudinhos sobre o chocolate derretido.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

DOCE DE MANGA VERDE


  Aproveitei uma manga caída da mangueira, ainda verde e rachada na polpa. Descasquei, retirei a parte machucada e exposta e cortei em fatias não muito grandes.

Ingredientes:

·        1 manga verde, começando a amadurecer

·        2 xícaras de açúcar

·        2 xícaras de água

·        Cravos e canelas em pau a gosto

Modo de fazer:

Faça uma calda com a água e o açúcar, os cravos e a canela. Espere ferver e borbulhar. Junte as fatias de manga e deixe ferverem na calda até ficarem macias, alaranjadas e ligeiramente translúcidas. A calda deve ficar encorpada como calda de compota (você pode testar o ponto despejando a calda da colher; verá que as últimas gotas custam a se desprender, se espicham quase formando um fio). Espere amornar e transfira para o prato onde vai servir.

Esta é uma boa maneira de aproveitar mangas verdes que caem da árvore. O doce conserva o azedinho da fruta. 


sábado, 18 de fevereiro de 2023

PÃO DE FRUTAS VARIADAS

Preparei na panificadora, mas pode fazer manual, pois a massa é muito macia e não exige muita sova. Esta receita rende dois pães médios (650 g cada)

Ingredientes:

·        2 ovos

·        70 ml de óleo

·        250 ml de leite morno

·        1 envelope de fermento granulado para pão

·        4 xícaras de farinha de trigo

·        ½ colher, de chá, de sal

·        ½ xícara de açúcar

·        1 ½ xícaras de passas e frutas cristalizadas e em calda, a seu gosto (conserve 50 ml da calda das frutas para deixar a cobertura úmida).

Modo de fazer:

Regule a panificadora para preparo de massa (na minha, Britânia, é o número 8). Coloque todos os ingredientes, com exceção das frutas, na cuba da panificadora, iniciando pelos ovos, o sal e o  óleo, o açúcar, a farinha e o fermento e, por último, o leite. Coloque metade do leite e ligue a panificadora. Assim que tenha misturado tudo, vá adicionando o leite aos poucos, para obter uma massa úmida e ligeiramente pegajosa. Se for preciso, adicione mais leite em pequenas porções (eu uso a tampa da caixinha como medida) Deixe a panificadora completar o processo até soar o apito.

Forre duas formas de 20 cm de diâmetro com papel anti-aderente ou com papel alumínio. Divida a massa em duas partes e acomode nas formas. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume (aproximadamente 1 h).

Espalhe as frutas por cima da massa, com leve compressão.

Asse a 180°C, forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Não é necessário dourar para que conserve a leveza e maciez da massa. Faça o teste do palito para ver se está cozida.