Moro sozinha e venho cozinhando só para mim, esta semana, e nada é menos criativo. Tenho intercalado bife com frango, arroz ou batatas. Ontem decidi que faria um pastelão de frango. Aqui vai a receita:
Ingredientes da massa:
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- 1 colher, de chá, de sal
- 1 ovo batido
- 1 colher, de sobremesa, de fermento em pó
- 400 g de farinha de trigo
Modo de fazer:
numa tigela, coloque o óleo, o leite, o ovo e o sal. Misture tudo.
Acrescente a farinha misturada com o fermento e trabalhe a massa com as mãos, até formar uma massa uniforme, úmida e macia (se ficar pegajosa, junte um punhado de farinha e incorpore à massa; se ficar seca, junte leite às colheradas, até atingir o ponto. Não sove a massa, isto não é pão.
Coloque a massa num saco plástico e deixe descansar por 30 minutos, enquanto prepara o recheio.
Ingredientes do recheio:
- 1 peito de frango e duas coxas (ou sobre-coxas)
- 1 lata de ervilhas
- 15 azeitonas fatiadas
- 4 palmitos cortados em rodelas
- 300 ml de molho de tomates ( de lata ou caseiro, liquidificados)
- temperos e sal a gosto
- 2 colheres, de sopa, de farinha de trigo.
Modo de fazer:
Cozinhe o frango em panela de pressão, com água temperada com sal, em volume suficiente para banhar sem cobrir, durante 20 minutos. Despressurize e espere esfriar. Desfie o frango e recoloque na panela com um pouco do caldo de cozimento e o molho de tomates. Junte os demais ingredientes, acerte o sal e adicione os temperos a seu gosto (folhas de louro, manjericão, manjerona e tomilho, por exemplo). Assim que tomar o gosto dos ingredientes, espalhe a farinha por cima, aos poucos, mexendo em seguida, até que a parte líquida fique cremosa. Reserve.
Montagem:
Separe 1/3 da massa para a cobertura. Polvilhe a bancada com farinha e abra a massa maior com o rolo, em formato e tamanho compatíveis com a forma que vai utilizar (enfarinhe o rolo, também), de modo a forrar o fundo, as laterais e sobrar uma borda de 1 centímetro. Coloque o recheio morno ou frio.
Abra o restante da massa no tamanho da parte superior da forma. Umedeça a borda com água e cubra a torta com a massa, comprimindo as bordas para que grudem uma na outra. Se desejar, pincele gema sobre a torta. Asse a 200°C até dourar. Pode ser servida quente, ao sair do forno, mas é ótima, também, como lanche frio.
É claro que você pode variar o recheio, a seu gosto, inclusive com legumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário