quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

BISCOITOS DE GENGIBRE COM ESPECIARIAS


 

Este é o melhor biscoito de gengibre que já provei. Você pode deixa-lo macio como pão de mel, ou crocante, a seu gosto.

Ingredientes:

·        1 ovo

·        1 xícara de amido de milho (maisena)

·        3 xícaras de farinha de trigo

·        1 colher, de sopa, de fermento em pó

·        1 colher, de sopa, de gengibre em pó

·        2 colheres, de chá, de canela em pó

·        1 colher, das de café, de cravo em pó

·        1 colher, de chá, de noz moscada ralada

·        ¾ de xícara de manteiga sem sal, amolecida

·        1 ½ xícaras de açúcar mascavo

·        ¾ de xícara de melado de cana

·        1 colher, de chá, de essência de baunilha

·        Raspas da casca de limão e de laranja, a gosto

Ingredientes da cobertura:

·        150 g de chocolate ao leite (ou o que preferir)

·        100 g de chocolate branco

Dica; não use chocolate fracionado, pois estraga o sabor do seu biscoito.

Modo de fazer:

Numa tigela, misture a farinha, a maisena, o fermento, o gengibre, a noz moscada, a canela e o cravo em pó. Peneire todos juntos e reserve.

Bata a manteiga, o ovo, o melado*, a baunilha, o açúcar mascavo e as raspas de limão e laranja, até ficar homogêneo. Use o batedor para massas pesadas. Junte, aos poucos, a mistura de farinhas reservada e bata até misturar. Embale em plástico e deixe descansar na geladeira por 2 h.

A massa fica macia e úmida, mas se desprende dos dedos. Forre a bancada com papel manteiga e espalhe farinha na superfície da massa, retirando o excesso.

Tome porções da massa e coloque sobre o papel manteiga, cubra com outra folha do papel e abra a massa com o rolo, na espessura de 6 a 7 mm. Corte os biscoitos com cortador próprio e coloque-os. Asse a 180°C em assadeira forrada com papel alumínio.

Se quiser que fiquem macios, retire-os do forno quando a superfície estiver seca, mas ainda se consegue comprimir e marcar o biscoito com o dedo.

Se quiser que fiquem crocantes, deixe mais cinco minutos no forno.

Espere esfriar totalmente para decorar:

Derreta o chocolate ao leite, de 30 em 30 segundos na potência (5) do micro-ondas. Mexa vigorosamente a cada interrupção, até derreter todo o chocolate. Continue mexendo sobre uma superfície fria para fazer a temperagem. O chocolate deverá estar frio  (28°C) ao ser utilizado ( leve a colher com um pouco de chocolate aos lábios e sentirá que está frio). Aplique o chocolate sobre os biscoitos, com um pincel de silicone, deixando marcada a textura do pincel. Coloque na geladeira até firmar o chocolate (15 minutos) Complete a decoração pingando o chocolate branco sobre o ao leite e retornando à geladeira até firmar.

Guarde os biscoitos em pote hermético, separando as camada com papel alumínio para não danificar o chocolate.

*Se não tiver melado de cana, faça em casa. Coloque numa panela, 2 xícaras de açúcar mascavo e 1 xícara de água. Deixe ferver até formar uma calda espumosa e espessa, em ponto de fio. Use como melado.



sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

TORTA DE SORVETE BICOLOR

Fiz esta torta para o Natal; é composta de um sorvete de creme com baunilha, outra camada de sorvete de chocolate e cobertura de marshmallow. É servida com calda de chocolate.

Ingredientes:

Sorvete de baunilha:

·        4 gemas

·        7 colheres, de sopa, de açúcar

·        1 lata de leite condensado

·        700 ml de leite

·        1 colher, de sobremesa, de maisena

·        1 caixinha de creme de leite

·        1 colher, de sobremesa, de essência de baunilha

Modo de fazer:

Dissolva a maisena no leite, adicione as gemas peneiradas e misture em seguida, para não empelotar. Junte o açúcar, o leite condensado e a baunilha. Leve ao fogo, mexendo vagarosamente, até engrossar e ferver. Junte o creme de leite no creme ainda quente, cubra com plástico encostado em toda a superfície, para que não forme película.

Espere esfriar por completo, Despeje em pirex fundo e leve ao freezer por 3 horas ou até firmar.

Sorvete de chocolate:

·        3 gemas

·        7 colheres, de sopa, de açúcar

·        1 lata de leite condensado

·        700 ml de leite

·        1 colher, de sobremesa, de maisena

·        3 colheres, de sopa, de chocolate em pó

·        90 g de chocolate meio-amargo (uma barra), picado

·        1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer:

Dissolva a maisena e as gemas peneiradas no leite, junte o leite condensado, o açúcar, o chocolate em pó e em barra. Leve ao fogo, mexendo vagarosamente, até engrossar e ferver. Misture o creme de leite, cubra com plástico encostado na superfície e reserve.

Quando o sorvete de baunilha estiver firme, despeje o creme de chocolate, completamente frio, formando a segunda camada. Retorne ao freezer por mais 4 h.

Marshmallow:

·        4 claras

·        8 colheres, de sopa, de açúcar

Modo de fazer:

Misture as claras com o açúcar e leve ao micro-ondas por 40 segundos, 2 vezes. Teste um pouco do merengue entre os dedos para ver se ainda tem cristais de açúcar.

Bata ainda quente, em alta velocidade, até formar um merengue firme e com picos que não se desfazem.

Aplique sobre o sorvete, formando picos. Retorne ao freezer até a hora de servir (o marshmallow fica firme, mas não endurece).

Calda quente de chocolate:

·        6 colheres, de sopa, de açúcar

·        6 colheres, de sopa, de Nescau

·        6 colheres, de sopa, de leite

·        2 colheres, de sopa, de manteiga sem sal

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até se dissolverem e formarem uma calda espessa e homogênea. Sirva quente sobre as fatias de sorvete.



 

domingo, 19 de dezembro de 2021

PAVLOVA DE PEQUENAS FRUTAS


 

Nesta receita as frutas são adicionadas frescas, mas guarnecidas de uma calda leve, preparada com algumas das frutas e açúcar.

Ingredientes:

·        Uma bandeja de morangos

·        Uma bandeja de amoras

·        100 g de cerejas (partidas ao meio e sem caroço)

·        100 g de uvas pretas sem sementes

·        100 g de uvas brancas sem sementes

·        180 g de claras

·        300 g de açúcar de confeiteiro (puro, sem amido, peneirado)

·        1 colher, de cafezinho, de sal

·        1 colher, de sopa, de suco de limão

·        1 colher, de sopa, de amido de milho

·        300 g de creme de leite fresco ou nata (eu uso nata)

·        2 colheres, de sopa, de açúcar (para o chantilly)

·        1 colher, de sopa, de açúcar de baunilha ou 1 colher, de chá, de essência de baunilha

·        2 colheres, de sopa, de açúcar, para a calda de frutas

Modo de fazer:

Bata as claras. Assim que formar uma espuma branca, adicione o sal e vá adicionando o açúcar de confeiteiro, aos poucos, sem parar de bater. Conforme vá tomando consistência, junte o suco de limão. Bata em velocidade máxima até que se formem ondulações no merengue, deixando a superfície toda frisada. Desligue a batedeira e adicione o amido de milho, misturando delicadamente com a colher.

Despeje o merengue em assadeira grande, forrada de papel manteiga ou papel anti-aderente para assados (DOVER ASSA MAIS LEVE) e dê um formato circular, achatado em cima. Com as costas da colher, trabalhe a lateral da pavlova de modo a se assemelhar à saia da bailarina.

Leve ao forno baixo (que deve estar pré-aquecido a 150°C) e asse por 90 minutos; se seu forno não tem esta temperatura, coloque no mínimo e mantenha a porta do forno entreaberta, usando uma colher de pau. Ao fim deste tempo, a pavlova deve estar ainda branquinha, mas a camada de fora deve estar seca e o interior com consistência cremosa. Deixe esfriar no forno desligado para que termine o processo de cozimento parcial e para evitar que murche. Deixe para montar o doce na hora em que for servir.

Calda de frutas:

Separe 3 morangos, 4 amoras, 4 cerejas e seis bagos de uvas pretas. Corte as frutas em pedaços graúdos, adicione o açúcar e leve ao fogo até que se forme uma calda vermelha e espumante. Se precisar, adicione algumas gotas de água. Reserve a calda para servir sobre a pavlova.

Chantilly:

Adoce o creme de leite com o açúcar, antes de bater. Prove para acertar o açúcar. Junte a baunilha e bata em baixa velocidade, com cuidado. No momento de bater o chantilly, dê atenção exclusiva, pois passa do ponto num átimo. Assim que formar ondulações, pare a batedeira e veja se forma picos que não se desfazem, pois este é o ponto certo. Não bata além deste ponto pois dessora e vira creme de manteiga.

Montagem da pavlova:

Transfira o merengue, com cuidado, para o prato em que vai servir (escolha um prato de bolo plano). Espalhe o chantilly sobre o centro da pavlova, que deve estar completamente fria. Sobre o chantilly, coloque as frutas, artisticamente. Deixe que as pessoas coloquem a calda de frutas sobre a sua fatia, se assim desejarem.

Base de merengue assado da pavlova.

Pavlova cortada para visualizar as camadas.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

MASSA BÁSICA DE PÃO EM DUAS VERSÕES


 Ingredientes da massa:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 1 colher, de sobremesa, cheia de sal
  • 1 envelope de fermento granulado para pães
  • 60 g de margarina cremosa
  • 300 ml de leite morno
Modo de fazer:
Use a panificadora ou a batedeira planetária, batedor de gancho; Misture a farinha com o açúcar e o sal, usando uma colher. Junte, então, o envelope de fermento granulado. Adicione a margarina e o leite.
Coloque os ingredientes a bater; se usar a panificadora, regule para massas e ligue. Deixe a máquina trabalhar e solte a farinha das beiradas, se necessário, para que se incorporem à massa.
Se optar pela batedeira, deixe bater até incorporar todos os ingredientes, em velocidade baixa. Depois de unir toda a massa, deixe bater por 5 minutos.
Coloque a massa em saco de embalagem e deixe crescer até dobrar de volume, em ambiente aquecido ( eu ligo o forno por 5 minutos, desligo e coloco a massa em seu interior).
Pizza de sardinha:
Espalhe a massa em assadeira funda forrada com papel anti-aderente (Dover assa mais fácil). Ligue o forno a 200°C e pré asse a massa até a superfície estar sequinha.
Amasse o conteúdo de duas latinhas de sardinha em óleo e misture em 200 ml de molho de tomates (eu uso o caseiro, peneirado, mas pode optar pelo enlatado). Espalhe sobre a pizza pré assada e termine de assar a 200°C por aproximadamente 30 minutos. Finque uma faca no centro e retire uma pequena porção para ver se está cozida.
Pão rocambole de coco:
A massa é a mesma, só retirando o sal da receita. Divida a massa já crescida em duas porções. 
Misture em uma tigela, 100 g de coco em flocos, uma xícara de açúcar e meia caixinha de creme de leite.
Abra a massa com o rolo (você precisa enfarinhar levemente a superfície de todo o pão) numa espessura de um dedo (mais ou menos 1 cm). Espalhe o recheio por toda a superfície, exceto nas bordas. Enrole como rocambole. Para finalizar, umedeça a beirada com água e cole no corpo do rocambole. Proceda igual com as extremidade do rolo, para que o recheio não escape. Pincele com uma gema usando um pincel de silicone. 
Asse a 200°C por aproximadamente 20 minutos ou até estar dourado. Faça o teste do palito, para garantir que está bem assado.