sábado, 9 de janeiro de 2021

TORTA HAVANA VERSÃO TECA

 


A Confeitaria Neugebauer, até os anos setenta, produzia uma torta famosa em Porto Alegre, a Torta Havana. Muitas famílias festejavam os aniversários servindo esta torta. A confeitaria, bem como a fábrica de chocolates, fecharam suas portas. A fábrica foi vendida, conservando o nome fantasia, mas a confeitaria fechou para sempre e suas receitas se perderam. Tentei recriar a torta famosa, conhecida popularmente por torta de canudinhos. Esta é minha primeira tentativa. A original era redonda, com quatro camadas, cobertura superior de chocolate Neugebauer ao leite, coroada com os canudinhos recheados com o creme de manteiga com chocolate, o mesmo do recheio e do revestimento da lateral da torta. Sobre a cobertura lateral, aplicavam nozes raladas.

Ingredientes:

Massa:

  • 2 ovos inteiros e 2 claras
  • 3 colheres, de sopa, de margarina cremosa sem sal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1 colher, de sopa, de fermento em pó
  • 1 colher, de sobremesa, de vinagre branco
Modo de fazer:

Bata os ovos  e as claras com a margarina e o açúcar, junte o vinagre, a farinha, o amido de milho e o fermento.
Divida a massa em três formas redondas pequenas, untadas e com o fundo forrado com papel manteiga untado. Asse a 200°C por aproximadamente 30 minutos, ou até a superfície dourar levemente. Espere esfriar para desenformar, rechear e montar. Passe uma faca para descolar a massa da forma.

Massa dos canudinhos:
Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de amido de milho
  • 1 colher, de sobremesa, cheia, de chocolate em pó
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 gema
  • 2 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 1/2 de xícara de vinho branco
  • 1 colher, de café, de vinagre branco 
Modo de fazer:
Misture a farinha, o chocolate e o açúcar. Junte a manteiga até formar uma farofa. Adicione o vinho e o vinagre. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Envolva em plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos.
Abra a massa bem fininha em bancada enfarinhada. Use um cortador circular de 10 cm de diâmetro (pode ser a tampa de um pote). Enrole a massa num cone próprio para canudinhos, previamente untados com margarina, sobrepondo parte da massa. Fixe as bordas sobrepostas calcando para que se colem. Coloque os canudinhos em uma assadeira forrada com papel alumínio e asse a 200°C até atingir o ponto de biscoito (só endurece completamente ao esfriar). Retire os canudinhos já frios, do molde. Reserve.

Creme de manteiga com chocolate
Ingredientes:
  • 400 g de manteiga sem sal, em consistência de pomada (temperatura ambiente)
  • 1 xícara de chocolate em pó 
  • 2 colheres, de sopa, de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
Modo de fazer:
Bata a manteiga com o chocolate e o açúcar, até misturar bem. Sempre batendo, vá adicionando o leite condensado, em fio, até obter consistência de mousse.

Montagem:
Primeiramente, recheie os canudinhos com o creme, usando um saco de confeitar descartável ou similar. Reserve.
Recheie as três camadas com o creme de manteiga com chocolate. Espalhe uma camada do creme na lateral da torta.
Passe 100 g de nozes no processador e aplique sobre a cobertura lateral da torta.
Derreta 200 g de chocolate de cobertura (ao leite, meio amargo ou blend, a seu gosto) , previamente picado, usando o microondas (de 30 em 30 segundos, mexendo a cada interrupção, até derreter por completo).  Espalhe o chocolate derretido na superfície superior da torta, cuidando para não escorrer.
Arrume os canudinhos recheados sobre o chocolate ainda mole. Deixe o chocolate endurecer naturalmente, pois fica mais fácil de cortar as fatias.




 

6 comentários:

  1. Minha vó foi gerente da confeitaria , lembro da torta havana ,de uma outra marmorizada com marzipan e do aroma maravilhoso que a confeitaria tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, fiquei feliz com sua resposta. Sua avó não teria conservado a receita da Torta Havana? Já procurei até no Google na esperança de uma antiga confeiteira da Neugebauer ter guardado a receita.

      Excluir
    2. O recheio e a massa da torta eu consegui chegar perto, mas a massa dos canudinhos é uma incógnita. Fiz outra versão com panelinhas de massa de biscoito substituindo os canudinhos. Ficou ótima e está no blogue como torta das panelinhas.

      Excluir
  2. Nossa, eu era desesperada por essa Torta. E ainda sou...tanto q estou catando receita. Impossível q tenha ido para o túmulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita original se perdeu com o fechamento da confeitaria Neugebauer. A massa sequinha e o creme do recheio eu reproduzi de primeira, mas a massa dos canudinhos foi mais difícil. Minha última versão ficou igual à original, inclusive no sabor dos canudinhos. Você encontra no meu blogue, RECEITAS DA TECA, com o nome de Torta Neugebauer. Mudei o nome por que já tinha publicado outras versões. Esta é a mais perfeita de todas, inclusive no formato.

      Excluir
  3. Terezabempetronio, minha vó faleceu na década de 70 ,infelizmente eu não cheguei a questionar sobre a torta .O recheio dos canudos parecia mais uma ganache de chocolate batida com manteiga até ficar bem aerada e mais clara ,mas a massa deles até hoje não vi nada parecido.

    ResponderExcluir