sábado, 7 de julho de 2018

MARAVILHA EM CAMADAS DA TECA


Esta massa tipo pão-de-ló  é criação minha e é muito gostosa. No recheio, eu coloquei um brigadeiro branco. Aproveitei uma compota de pêssego caseira e umedeci o pão-de-ló com a calda e coloquei os pêssegos picados no recheio. Na cobertura, usei açúcar de confeiteiro, simples assim.
Ingredientes:
·         5 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         2 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         1 caixinha de creme de leite
Recheio:
·         1 lata de leite condensado
·         1 colher, de sobremesa, de manteiga sem sal
Cobertura:
·         500 g de açúcar de confeiteiro
·         2 colheres, de sopa, de açúcar de baunilha
·         Água (ferva uma xícara e utilize somente o necessário)
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar até formar um creme liso. Junte a farinha peneirada com o fermento. Adicione o creme de leite e bata até misturar bem.
Divida a massa em 2 formas redondas (20 cm de diâmetro), untadas e enfarinhadas.  Asse a 230°C por 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno
Recheio:
Leve o leite condensado misturado com a manteiga, em tigelão de pirex bem fundo, ao micro-ondas por 3 minutos. Mexa a mistura e recoloque no micro-ondas por mais 2 minutos. Mexa novamente e recoloque por mais 1 minuto. Se ainda estiver pouco consistente, recoloque mais 1 minuto e mexa novamente. O creme deve ficar com consistência mais mole do que a da massa para  brigadeiro, mas com consistência suficiente para não escorrer .
Montagem:
Desenforme a primeira camada sobre o prato de servir, finque toda a superfície com uma faca de ponta e umedeça o pão-de-ló com a calda de compota (pode ser qualquer compota caseira ou de lata). Espalhe o recheio ainda quente. Se desejar, aplique as frutas da compota, previamente picadas, sobre o brigadeiro branco..
Fure a segunda camada com a faca, umedeça com a calda de compota e vire sobre o recheio.
Cobertura:
Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela. Junte o açúcar de baunilha e vá adicionando a água fervente, aos poucos, misturando bem a cada adição, até ficar um creme espesso e brilhante, suficientemente espesso para custar a cair da colher, mas com plasticidade suficiente para escorrer pelas laterais do doce, envolvendo-o. Deixe descansar e secar o glacê. Agora só falta servir e degustar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário