sábado, 24 de abril de 2021

DOCE DE ABÓBORA EM CALDA


 Esta receita eu já postei, mas sempre eu modifico um pouco.

Ingredientes:

  • 1,5 kg de abóbora menina (usei a de casca verde rajada), o pescoço
  • 1,5 kg de açúcar
  • 1,5 litros de água
  • 5 paus de canela
  • 10 cravos da índia
  • 2 colheres, de sopa, de cal virgem ( compra-se em lojas de ferragens e em alguns mercados 
Modo de fazer:
Corte o pescoço de abóbora em fatias de 1 cm de espessura e descasque. Coloque as fatias em uma tigela com água suficiente para banhar todos os pedaços. Misture a cal virgem sem tocar na mistura, pois pode queimar sua mão. Deixe os pedaços de molho na água com cal por 1 hora ( 2 horas se desejar uma crosta mais grossa). Escorra a água e a cal e lave as abóboras para retirar todo a cal. Com um garfo, faça furos de ambos os lados da fatia, apenas o suficiente para permitir que a calda penetre, durante o cozimento.
Em panela funda, coloque o açúcar com a água, os cravos e a canela. Misture antes de ligar o fogo.
Junte os pedaços de abóbora e deixe ferver lentamente. Conforme a calda reduzir e borbulhar, adicione mais uma xícara de água e espere reduzir novamente. Junte mais uma xícara de água e espere apurar a calda. O ponto certo é quando, ao virar a colher, as gotas derradeiras custam a se desprender e se espicham antes de cair.
Comentário:
O motivo de se usar a cal virgem é para que se forme uma crosta durinha em cada pedaço, pois fica mais gostoso. Outras pessoas preparam o doce sem utilizar a cal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário