sexta-feira, 29 de julho de 2016

PUDIM DE BANANA PRATA

Este pudim cremoso dispensa o uso de leite condensado.  Ficou com um sabor marcante, mas suave, de banana e um leve toque de canela e cravo.
Ingredientes:
·         4 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         8 bananas prata médias
·         500 ml de água
·         9 colheres, de sopa, cheias de leite em pó integral
·         2 colheres, de sopa, cheias de farinha de trigo
·         2 xícaras de açúcar (para a calda de caramelo)
·         3 cravos da índia
·         1 xícara de água (também para a calda)
·         Canela em pó para polvilhar na fôrma
Modo de fazer:
Comece pelo caramelo; leve o açúcar e a água ao fogo em uma panela. Deixe ferver para virar uma calda. Mantenha no fogo até tomar uma coloração de caramelo dourado. Despeje imediatamente em fôrma com furo central e espalhe ainda quente por todo o interior da fôrma. Polvilhe ligeiramente a canela em pó por sobre o caramelo e decore o fundo da fôrma com fatias ao comprido de duas bananas.
No liquidificador, coloque para bater os ovos, o açúcar, a água, o leite em pó, a farinha de trigo e os cravos. Sempre batendo, junte as 6 bananas restantes, em pedaços, até ficar um creme homogêneo.
Despeje o creme lentamente na fôrma caramelizada e asse no forno, em banho-maria, por 50 minutos.  Espere esfriar para desenformar.
Dica:
Para verificar se o pudim está pronto, sacuda ligeiramente a fôrma e observe a superfície do pudim que deve apenas ondular levemente.
Para desenformar, agite delicadamente a fôrma com movimentos circulares. Se o pudim dançar, pode desenformar sem medo.

Se o pudim não dançar, aqueça o fundo da fôrma sobre a chama até a calda começar a borbulhar pelas laterais do pudim, daí pode desenformar.

No corte se observa a textura do pudim.

terça-feira, 19 de julho de 2016

BOLACHINHAS DE NATA COM GOIABADA

Esta receita foi cedida por Simone Oliveira e sempre foi muito apreciada em minha família.
Ingredientes:
·         1 pote de 350g de creme de leite fresco
·         1 ovo
·         1 xícara e meia (chá) de açúcar
·         2 e meia colheres (sopa) bem cheias de margarina
·         750g de amido de milho
·         1 colher (chá) de fermento em pó
·         250g de goiabada (comum ou cascão) cortada em cubinhos

Modo de fazer:
Coloque a nata, a margarina e os ovos numa vasilha funda e misture tudo. Junte o açúcar e misture até formar um creme.
Misture a maisena com o fermento e junte-os à massa. Neste ponto a massa vira uma farofa encaroçada. Trabalhe a massa com as mãos para que fique homogênea, macia e se desprendendo dos dedos. Se ainda estiver pegajosa, adicione mais um punhado de maisena (ou mesmo de farinha de trigo).
Abra a massa com um rolo, colocando-a entre duas folhas plásticas. Deixe com a espessura de 4 milímetros. Com um cortador de biscoitos, corte círculos de massa e deposite-os em assadeiras forradas com papel alumínio. Coloque um cubinho de goiabada no centro de cada bolachinha.

Asse-os em forno baixo, 200°C, por aproximadamente 20 minutos ou até começarem a dourar pelas bordas. Espere esfriar para retirar da assadeira e guardar em pote hermético. Eles se conservam crocantes por até 30 dias. 
Esta receita rendeu cinco assadeiras como estas.

SUSPIROS DE COCO

Bolei este doce hoje e resolvi testar para ver se dava certo. Ficaram maravilhosos, crocantes por fora e levemente úmidos no interior.
Ingredientes:
·         100 ml de claras (meça num copo medidor)
·         300 ml de açúcar (meça no copo medidor)
·         3 ½ colheres, de sopa, de maisena
·         100 g de coco ralado desidratado
Modo de fazer:
Bata as claras em neve firme. Sempre batendo, vá acrescentando o açúcar, aos poucos, e esperando incorporar antes de adicionar outra porção. Aprontando o merengue, retire da batedeira e adicione a maisena, misturando delicadamente com a colher. Faça o mesmo com o coco.
Forre o fundo de duas assadeiras com papel manteiga. Utilizando 2 colheres, de sobremesa, tome porções do merengue com uma delas e empurre com a outra colher para cima do papel manteiga. Forme um pico no centro do doce. Deixe 2 cm de espaço entre os doces.

Asse a 200°C por aproximadamente 20 minutos ou até secar a crosta e despregar do papel. Por via das dúvidas, retire um dos merengues e espere esfriar para ver se está no ponto certo. Só após se certificar de que está no ponto, retire os outros do forno. São muito frágeis, não os acumule ou comprima para não os danificar. 

Em corte para ver a textura da massa no interior do doce.

domingo, 17 de julho de 2016

BROA DE POLVILHO DA GRAÇA

Minha amiga Graça Mendes prepara estas broas para sua família e todos adoram. Ela passou a receita no Facebook e resolvi experimentar. Deu muito certo. Agora, além de meus petit-fours à base de maisena, tenho mais uma receita de biscoitos deliciosos para a hora do cafezinho.

Ingredientes:
·        150 g de manteiga
·        3 ovos
·        1 xícara de açúcar
·        500 g de polvilho doce

Modo de fazer:
Amolecer a manteiga no micro-ondas e colocá-la numa tigela funda. Acrescentar o açúcar e os ovos e mexer, inicialmente, com um garfo, misturando bem. Junte aos poucos o polvilho e vá misturando com o garfo. Conforme aumenta a proporção de polvilho, a mistura vai se assemelhando a uma farofa encaroçada. Quando adicionar todo o polvilho, trabalhe a massa com as mãos para incorporar todos os componentes. Vai obter uma massa úmida que se desprende dos dedos. Não é preciso sovar muito, apenas até a massa ficar lisa.
Divida a massa em porções do tamanho de um pêssego. Faça rolos com as porções de massa, corte em pedaços de 2 cm e achate-os com um garfo para formar as broas. Se preferir, faça bolinhas do tamanho de cerejas e achate-as para formar biscoitinhos. Coloque broas ou biscoitos em assadeiras forradas com papel alumínio. Não necessita muito espaço entre as broas (ou biscoitos) porque não crescem muito. Se desejar, marque o centro dos biscoitos com um lápis ou mesmo um cubinho de goiabada. Asse em forno médio por 20 minutos ou até dourarem levemente.

Após esfriarem, guarde-os em pote hermético para conservar a crocância.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

MERENGUINHOS GOURMET

Dei o nome de gourmet aos merenguinhos porque são excepcionalmente saborosos e delicados. Você coloca um inteiro na boca e ele se desmancha, é macio e o interior é meladinho. Merengue é um doce manhoso e mimado, que requer atenção constante. É birrento e, se você se descuidar, ele queima e põe todo o seu trabalho a perder. Escolha então um dia tranquilo, sem alvoroços, e prepare-o como deve ser, com calma e atenção.
Ingredientes:
·         200 ml de claras (use um copo medidor)
·         600 ml de açúcar ( utilize o copo medidor)
Modo de fazer:
Misture bem o açúcar com as claras e leve ao micro-ondas por 40 segundos (eu uso o prato da batedeira, para facilitar). Leve a mistura de claras à batedeira e bata em velocidade máxima até virar um marshmallow bem firme, com picos que não se desfazem.
Forre o fundo de 3 assadeiras grandes com papel manteiga. Ligue o forno na temperatura de 150 a 180°c.
Com duas colheres, de sobremesa, tome porções do marshmallow com a primeira colher e, com a outra colher, empurre para a assadeira. Forme picos no alto do merengue (encoste a colher no topo do doce e puxe para cima). Ajeite 4 fileiras de merengues na assadeira, deixando 2 cm de espaço entre eles.
 Leve ao forno, tendo o cuidado de interpor um objeto de madeira (eu uso um prendedor de roupas ou um lápis) entre o forno e a porta dele (o forno deve ficar entreaberto para entrar ar). Asse por 15 minutos e abra o forno, toque num dos merengues para ver se a crosta já está crocante. Se o ponto está certo, você o descola sem problemas do papel manteiga. O merengue está clarinho, de uma coloração branco-creme mesmo na base. Espere esfriar e morda para ver se o interior está melado e a crosta tem a espessura de aproximadamente 2 mm. Se a crosta ainda está muito fina e quebradiça, deixe mais 5 a 10 min no forno e teste novamente.
Assim que os merengues atinjam o ponto desejado, retire-os do forno e deixe esfriarem. Depois disso, guarde-os em potes com tampa sem apertá-los para que não se quebrem.
Se for fazer para festas, utilize saco de confeitar e bico pitanga.

Se desejar, junte açúcar de baunilha ou raspas de limão às claras, antes de bater o marshmallow.

Em corte para mostrar a consistência do interior do doce.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

PUDIM DE POLPA DE LARANJA

A base do pudim fica com textura levemente fibrosa por conta da polpa da laranja. Tem um sabor bem delicado. Fiz com o leite condensado sem lactose, mas pode ser feito com o comum.
Ingredientes:
·         1 lata de leite condensado
·         A mesma medida de suco de laranja
·         4 ovos
·         A polpa que ficou no espremedor de laranja
·         Raspas de uma laranja
·         1 ½ xícaras de açúcar
·         ¾ de xícara de água
Modo de fazer:
Comece pela calda de caramelo:
Leve o açúcar e a água ao fogo e deixe ferver. Logo se formará uma calda borbulhante. Mantenha no fogo e espere começar a corar. Baixe o fogo e cuide atentamente. Assim que tomar a coloração de caramelo dourado, retire do fogo e espalhe imediatamente em fôrma pequena de pudim. Deixe descansar e esfriar.
Esprema 3 a 4 laranjas pera (ou de suco) e junte 2 colheres, de sopa, da polpa retirada do espremedor e as raspas da casca de uma das laranjas. Meça 350 ml deste suco e reserve.
Bata o leite condensado com os ovos e o suco de laranjas. Despeje na fôrma caramelizada e leve ao forno quente, em banho-maria, por 60 minutos aproximadamente. Teste com um palito antes de retirar do forno. Espere esfriar para desenformar. Se necessário, aqueça o fundo da fôrma sobre a chama até borbulhar a calda. Vire, então, sobre um prato próprio para pudim.
Sirva gelado, regado com a calda.



sexta-feira, 8 de julho de 2016

ESFIHA COM MASSA D’ÁGUA


 Adaptei esta massa para esfiha, trocando o líquido para água, para que possa ser consumida por intolerantes à lactose. A massa ficou maravilhosa. Também pode ser usada para esfias doces ou para pizzas.
Ingredientes:
Massa:
·         1 kg de farinha de trigo
·         2 ovos
·         2 envelopes de fermento granulado para pão
·         ¾ de xícara de açúcar
·         2 colheres, de sobremesa, de sal
·         100 ml de óleo
·         400 ml de água morna
Recheio:
Use o que quiser, doce ou salgado. Eu fiz com frango e requeijão zero lactose.
·         400 g de peito de frango cozido e desfiado
·         1 colher, de chá, de sal
·         200 ml de molho de tomates peneirado
·         1 dente de alho picado
·         ½ cebola picada
·         1 quadrado de pimentão de 4 cm de lado, aproximadamente
·         2 colheres, de sopa, de óleo
·         1 colher, de café, de louro em pó
·         1 pitada de pimenta do reino moída
·         1 copo de requeijão zero lactose
·         ½ xícara de farinha de trigo
Modo de fazer:
Coloque a farinha, o açúcar e o sal numa tigela e misture bem. Junte o fermento granulado e misture novamente. Adicione o óleo, os ovos batidos e a água morna. Misture novamente.
Trabalhe a massa com as mãos  até obter uma massa fofa e que se desprende dos dedos. Deixe crescer com a tigela coberta com plástico filme, em ambiente aquecido até dobrar de volume.
Recheio:
Coloque o óleo na panela e frite o alho e a cebola até começar a dourar o alho. Junte o pimentão, o frango desfiado, o molho de tomates e os temperos. Refogue um pouco, acerte o sal se necessário e junte o requeijão, mexendo bem até aquecer. Junte farinha de trigo aos punhados, mexendo até misturar e engrossar.

Montagem:
Divida a massa em três porções, faça um rolo e corte-o em fatias de 15 mm.  Faça bolinhas com a massa, achate-as contra uma superfície, formando um círculo. Coloque uma porção generosa de recheio no centro do círculo. Feche as bordas firmemente, formando um quadrado, para o recheio não vazar.
Coloque as esfihas em assadeiras forradas com papel alumínio , pincele-as com gema de ovo e asse a 200°C por aproximadamente 20 minutos ou até dourarem. 
Conforme o esquema acima, imagine linhas cruzadas no círculo de massa. Unindo as extremidades de cada linha no centro da esfiha (sobre o recheio) e, depois, unindo as bordas, obtém-se um quadrado que lembra um envelope de carta. Se preferir, pode fechar como triângulo ou como pastel.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

BOLO PAÇOQUITA


Acrescentando paçoquinhas picadas na massa do bolo, obtém-se um bolo delicioso e com sabor marcante de amendoim.
Ingredientes:
·         200 g de paçoquinha picada
·         3 ovos
·         1 xícara de açúcar mascavo
·         1 xícara de açúcar comum
·         3 colheres, de sopa, de margarina com sal
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         ¾ de xícara de leite
Cobertura opcional:
·         1 lata de leite condensado
·         100 g de amendoim torrado e sem pele, para decorar
Modo de fazer:
Pique as paçoquinhas em cubinhos e reserve.
Bata os ovos com a margarina e os açúcares. Misture o fermento com a farinha, junte-os à massa. Adicione o leite e bata até misturar tudo. Adicione as paçoquinhas, misturando com colher.
Leve ao forno médio, 230°C, em assadeira untada e enfarinhada. Asse por 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Cobertura:

Leve o leite condensado ao micro-ondas por 4 minutos, mexa e recoloque por mais 1 minuto; mexa novamente. Se a consistência ainda estiver muito líquida, repita o processo por mais 1 minuto. Espalhe sobre o bolo e decore com metades de amendoins. Corte em cubos e retire da assadeira.
Dica fundamental; use um tigelão para o leite condensado no micro-ondas, pois ao aquecer, forma-se uma bolha que transborda e suja o aparelho se usar um prato não muito fundo.

ESFIHAS DE FRANGO COM REQUEIJÃO CREMOSO E ERVAS FINAS

Macias por dentro e levemente crocantes por fora, casam bem com qualquer recheio salgado ou doce.
Ingredientes:
Massa:
·         2 envelopes de fermento para pão
·         400 ml de coalhada (misture 400 ml de leite integral morno com o suco de ½ limão)
·         100 ml de óleo
·         ²/³ de xícara de açúcar
·         2 colheres de sobremesa de sal
·         2 ovos batidos
·         1 kg de farinha de sêmola (ou de trigo)
·         1 ovo batido para pincelar
·         Farinha extra, caso seja necessário na massa, e para polvilhar na mesa.
Recheio:
·         500g de filezinhos de frango
·         1 colher de sobremesa não cheia de sal (ou a seu gosto)
·         300 ml de água para o cozimento
·         2 tomates sem pele, picados
·         1 cebola média
·         ½ pimenta dedo de moça (opcional)
·         1 dente de alho
·         1 quadrado (de 4 cm de lado)de pimentão
·         temperos  a seu gosto para o refogado (eu coloco apenas louro em pó e pimenta do reino)
·         2 colheres de sopa de óleo
·         1 copo de requeijão cremoso ou 250 ml de catupiry
·         Farinha de trigo para engrossar o recheio (± ½ xícara)
·         Ervas finas para o toque final (uma pitada em cada esfiha)
Modo de fazer:
Massa:
Numa bacia coloque a farinha de sêmola misturada com o fermento granulado, junte e misture o açúcar e o sal. Faça uma cova no meio. Coloque os ovos, o óleo e a coalhada nesta cova e vá misturando aos ingredientes secos com a ajuda de uma colher de pau. A massa deve ficar fofa e levemente pegajosa. Sove um pouco a massa. Se ainda estiver aderindo demais às mãos, acrescente mais farinha apenas o suficiente para poder trabalhar a massa sem comprometer a textura (macia como um travesseiro fofo). Deixe crescer até dobrar de volume.
Recheio:
Leve os filezinhos ao fogo, em panela de pressão, com a água temperada com o sal , por 15 minutos após começar a chiar. Despressurize e retire-os da água e passe-os no processador.
Faça um refogado com as cebolas o alho e o óleo, deixe dourar e junte, então, os tomates e o pimentão. Espere encorpar e acrescente os temperos. Acerte o sal, se necessário. Liquidifique o molho. Junte o frango e leve ao fogo,  deixando ferver por 3 minutos.
Misture o requeijão ao refogado de frango. Polvilhe punhados de farinha de trigo e mexa até incorporar bem e ficar com consistência cremosa.
Montagem:
Divida a massa em bolinhas do tamanho de uma ameixa vermelha. Abra a bolinha na mão, deixando com a espessura de 7 mm, aproximadamente. Coloque uma colher de sobremesa farta de recheio no centro do círculo, polvilhe com 1 pitada de ervas finas e feche a esfiha unindo em formato de envelope de carta (aperte bem para evitar que se abra ao assar). Pincele com o ovo batido e arrume as esfihas em assadeiras forradas com papel alumínio.
Leve ao forno quente (200°), ± 20 minutos ou até dourar.
Dica:
1.       Você pode substituir o molho de tomates por molho pronto peneirado.

2.       As esfihas podem ser congeladas. Para descongelar, leve a esfiha ao microondas por 15 segundos e termine de aquecer no forno elétrico ou convencional.
Recém saídas do forno.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

BOLO DE DOCE DE LEITE

Bolo delicioso com inclusões de doce de leite na massa e com cobertura de doce de leite cremoso.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         100 g de manteiga sem sal
·         2 xícaras de açúcar
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         ½ colher, de café, de cravo em pó
·         1 xícara de leite
·         200 g de doce de leite
Cobertura:
·         200 g de doce de leite
·         100 g de creme de leite (aproximadamente)
Modo de fazer:
Derreta a manteiga no micro-ondas por 30 segundos (eu usei o prato da batedeira para levar a manteiga ao micro-ondas). Leve à batedeira a manteiga derretida e junte o açúcar e os ovos, batendo até formar um creme. Misture o fermento e o cravo com a farinha e junte-os ao creme. Adicione o leite e bata bem. Despeje a massa em fôrma tipo pudim, grande, untada e enfarinhada. Com uma colher das de chá, tome porções de doce de leite e distribua sobre a massa crua (empurre as porções utilizando outra colher, para facilitar).
Asse em forno a 230°C por quarenta minutos (faça o teste do palito antes de retirar do forno). Espere amornar para desenformar.
Cobertura:
Leve o restante do doce de leite (o pote que usei continha 400 g) ao fogo baixo e vá adicionando e misturando o creme de leite até atingir uma consistência cremosa boa para ser espalhada sem que escorra. Não é necessário ferver, apenas aquecer.
Espalhe o creme ainda quente sobre o bolo. Conforme esfria, torna-se mais consistente, aceitando desenhos feitos com garfo ou colher.

Ao cortar o bolo, vê-se que o doce não se dissolveu na massa, depositando-se no fundo. 
O bolo com as inclusões de doce de leite na massa crua.

O bolo recém saído do forno.

O bolo com a cobertura de doce de leite.