quarta-feira, 5 de abril de 2017

DOCE DE ABÓBORA DA VÓ HILDA



Minha avó preparava um doce de abóbora divino. Ficava com uma casquinha firme e espessa, graças à cal virgem que era adicionada à água, antes do preparo do doce.
Ingredientes:
·         1 abóbora de pescoço pequena, só o pescoço
·         1 ½ kg de açúcar
·         Canela em pau e cravo a gosto ( usei 12 cravos e 3 paus de canela)
·         Água para banhar e cobrir os pedaços de abóbora
·         1 ½ litros de água para a calda
·         2 colheres, de sopa, de cal virgem (compra-se em ferragens)
Modo de fazer:
Corte a abóbora em rodelas de 1,5 cm de espessura. Retire a casca e despreze. Coloque as rodelas de abóbora numa tigela funda e cubra-as com água. Adicione a cal (não mergulhe os dedos nesta água, pois pode provocar queimaduras) e deixe as abóboras de molho por duas horas. Se desejar uma crosta mais espessa, deixe de molho por no mínimo oito horas. Escorra a água e remova toda a cal. Lave as fatias em água abundante até não ter mais resíduos da cal. Fure-as com um garfo, de ambos os lados, para que a calda comece a penetrar.
Coloque o açúcar com a água, os cravos e a canela na panela. Deixe começar a ferver e adicione as fatias de abóbora (a água tem que cobrir os pedaços de abóbora).
Deixe ferver em fogo baixo até borbulhar bem e as abóboras ficarem vitrificadas. Este processo demora e você vai precisar ir acrescentando um copo de água umas duas a três vezes e esperar a calda borbulhar novamente a cada nova adição. O ponto certo da calda é quando se toma uma colherada da calda e ela se assemelha a óleo. Despejando a calda, as gotas custam a cair e as últimas aderem na colher formando um fiozinho (não confunda com ponto de fio, este ponto precede o de fio) 
Quando as abóboras ficarem vidradas, desligue o fogo, separe uma concha de calda e uma fatia de abóbora e coloque-as na geladeira. Quando esfriar a calda, verifique se está espessa e sem açucarar. Prove a fatia de abóbora para ver se já não está mais com gosto de abóbora cozida. Se necessário, retorne ao fogo e repita o processo até atingir o ponto sugerido.
Está pronto o seu doce.

Transfira o doce para potes de vidro próprios para conserva e mantenha na geladeira. Sirva puro ou com creme de leite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário