terça-feira, 31 de maio de 2016

BOLO BÁSICO DA TECA


Bethinha Pires comentou em  minhas “DICAS DE COMO FAZER BOLOS COM SUCESSO” que gostaria de ter a minha receita de bolo básico. Eu aprendi esta receita com minha mãe, mas ao longo dos anos eu a simplifiquei ainda mais. Este bolo nunca deixou de crescer, é gostoso e, partindo dele, faço inúmeros outros bolos, sempre com sucesso. Neste da foto, eu acrescentei 1 xícara de nozes trituradas na massa e cobri com marshmallow. Decorei com cerejas porque me esqueci de guardar nozes inteiras para a decoração.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         3 colheres, de sopa, de margarina sem sal
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         1 xícara de leite
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar e a margarina até formar um creme. Junte a farinha previamente misturada com o fermento. Deite por cima o leite e volte a bater até ficar homogêneo.
Despeje a massa em fôrma untada e enfarinhada (eu uso tanto fôrma tipo pudim como assadeira). É importante que a massa tenha espaço para crescer, então não se pode encher muito a fôrma; em assadeira, deixe 2 cm de folga e na fôrma tipo pudim, 3 cm de folga.
Asse em forno médio, 230°C, por 40 minutos. Da primeira vez que for fazer, verifique a partir dos 35 minutos se o bolo já dourou por cima e, neste caso, teste fincando com um palito. Se no centro do bolo o palitinho sair seco, retire do forno.
Para desenformar, vire um prato sobre a fôrma e, em seguida, segurando o conjunto firmemente e com as mãos protegidas por um pano de prato seco, desvire a fôrma. O

 bolo cairá sobre o prato. Quando usar assadeira, use o mesmo processo ou corte em cubos ainda na fôrma e retire-os um a um. 


Em corte para observar a textura da massa.

domingo, 29 de maio de 2016

RISOTO DE FRANGO E ALHO PORÓ

Risoto como aprendi com minha mãe é feito de camadas de arroz intercaladas com camadas de frango com molho. Depois aprendi que risoto é feito de arroz com o caldo de frango, à maneira italiana, como era preparado na cidade de Jaguari. Pois bem, a maneira da minha mãe é a que guardei e a que faço até hoje.
Ingredientes:
Arroz branco:
·         2 xícaras de arroz
·         4 xícaras de água
·         1 dente de alho picado
·         1 cebola pequena picada
·         1 colher, de sobremesa, de sal (ou pode colocar a seu gosto)
·         2 colheres, de sopa, de óleo
Refogado de frango e alho poró:
·         700 g de filé de peito de frango
·         Água suficiente para banhar os filés
·         Sal a gosto
·         1 talo de alho poró fatiado
·         1 cebola média
·         1 dente de alho
·         4 tomates
·          1/3 de pimentão
·         2 colheres, de sopa, de extrato de tomate
·         Sal e temperos a gosto
·         Azeitonas fatiadas a gosto
Modo de fazer:
Coloque o frango na panela de pressão com a água e o sal. Quando chiar, conte 15 minutos. Despressurize, retire o frango com uma escumadeira e desfie. Reserve o frango e o caldo do cozimento.
Ferva um litro de água. Frite a cebola e o alho, junte o arroz cru e deixe fritar um pouco. Junte a água fervente suficiente para cobrir o arroz com um centímetro de água. Coloque sal a seu gosto, tampe parcialmente a panela e baixe o fogo. Assim que secar, prove para ver se o arroz está cozido e retire do fogo.
Noutra panela, frite a cebola com o alho. Quando a cebola estiver macia, junte os tomates e o pimentão picados e deixe refogar e tomar gosto. Junte o extrato de tomate, temperos e sal a seu gosto e espere encorpar. Retire do fogo e liquidifique.
Coloque um pouco de óleo na panela e frite ligeiramente o alho poró. Junte o frango, o molho de tomates, as azeitonas e um pouco do caldo de cozimento do frango. Refogue por alguns minutos e acerte o sal, se precisar.
Faça uma camada de arroz num pirex de tamanho médio. Coloque uma camada generosa do refogado. Polvilhe com parmesão ralado.

Faça nova camada de arroz, outra do refogado, polvilhe parmesão ou mussarela e com orégano para terminar. Leve ao forno quente para gratinar e sirva a seguir.
Na foto dá para ver bem as camadas.


sábado, 28 de maio de 2016

COMPLEMENTOS PARA ASSADOS

Quem não gosta de comer uma carne assada ou um franguinho acompanhados de salada de batata com maionese, salada verde e farofa? É claro que você pode usar a maionese e a farofa industriais, mas não terão o mesmo sabor das caseiras. Completando, dou uma sugestão prática para preparar o tempero para saladas verdes ou mistas.

Salada de batata com maionese:
Descasque 8 batatas grandes, corte em cubos e coloque em uma panela com água suficiente para cobri-las. Acrescente sal a seu gosto e uma colher, de sopa, de vinagre e leve ao fogo. Deixe ferver até que a batata esteja firme por fora, mas macia por dentro. Coloque no escorredor de massas até aprontar a maionese.
Maionese:
Cozinhe 2 ovos em uma panela com água, uma rodela de limão e um punhado de sal (o limão evita que a panela fique manchada e o sal, evita que o ovo extravase, se rachar a casca). Espere ferver e conte 7 minutos. Retire os ovos e separe a gema cozida. Passe-a por um coador para que vire uma farinha. Junte duas gemas cruas, misture com colher e vá adicionando óleo de milho ou soja, aos poucos, e misturando para incorporar. Esta receita dá para preparar 250 ml de maionese. Por fim, tempere com sal e uma colher, de sopa, de suco de limão.
Misture a maionese nas batatas só depois que estas estiverem frias.

Farofa de mandioca:
Derreta 200 g de margarina (pode usar óleo também) em uma caçarola. Junte 500 g de farinha de mandioca e vá mexendo com colher de pau. Aos poucos, a farinha vai torrando e ficando com uma coloração amarelo-castanho. Retire do fogo e acrescente sal. Vá misturando e provando até ficar com o sabor desejado. Esta farofa fica ligeiramente úmida e não escorre do garfo. Fica muito saborosa e pode ser consumida por até 3 meses.

Tempero para saladas de qualquer tipo:
Misture 50 ml de azeite de oliva extra-virgem com 25 ml de aceto balsâmico, 25 ml de vinagre de vinho branco e uma pitada de sal. Coloque numa embalagem destas próprias para mostarda e leve à mesa. Cada um serve-se de salada, agita o frasco do tempero e coloca em sua salada. Gostoso, prático e sem sujeira. Este tempero não deve ir à geladeira e pode ser consumido por até dez dias. 
Salada de batatas com maionese.

Tempero para saladas.

Farofa de mandioca.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

BOLO NEGA MALUCA


Receita tradicional do sul, hoje se popularizou pelo Brasil. É um bolo de chocolate muito fofo, daqueles que se despedaçam nas mãos. Utiliza-se óleo em lugar de manteiga e água fervente em lugar de leite.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 ½ xícaras de açúcar
·         3 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 ½ xícaras de chocolate em pó
·         1 xícara de óleo
·         1 xícara de água fervente
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar e o óleo. Junte a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Adicione a água fervente, aos poucos, enquanto vai batendo a massa.
Unte uma fôrma do tipo pudim e polvilhe com farinha. Coloque a massa na fôrma e asse a 230°C por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar bem e desenforme.
Você pode servi-lo assim ou com a cobertura de sua preferência.
No corte se percebe a fragilidade da massa.

BOLO DE TANGERINA


É época de tangerina, porque não aproveitar e fazer um gostoso bolo com o sabor da fruta? 
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 ½  xícaras de açúcar
·         2 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 xícara de maisena
·         100 g de manteiga sem sal, amolecida
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         I xícara de suco de tangerina (use as variedades mais azedinhas)
Calda:
·         ½ xícara de suco de tangerina
·         3 colheres, de sopa, de açúcar
Cobertura:
·         300 g de açúcar de confeiteiro
·         ½ xícara de suco de tangerina
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar e a manteiga. Misture a farinha, a maisena e o fermento e junte-os à massa. Acrescente o suco de tangerina, aos poucos, enquanto vai batendo. Despeje para uma fôrma do tipo para pudim, grande, untada e enfarinhada.
Asse a 230°C por aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Desenforme quente para um prato provisório e desvire no prato definitivo; desta forma, a superfície crocante do bolo vai ficar para cima.
Prepare a calda misturando o suco previamente coado com o açúcar, até dissolver bem. Com uma faca afiada e de ponta, faça um talho verticalmente em toda a volta do bolo, pelo centro e com uns 3 cm de profundidade. Sobre o talho, despeje a calda às colheradas (com isso, a calda vai penetrar fundo no bolo, deixando-o molhadinho).
Para a cobertura, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de tangerina coado para formar um creme brilhante e espesso, mas com plasticidade. Despeje sobre o bolo, a toda a volta, deixando que escorra pelo centro e laterais.
Decore com alguns gomos de tangerina. Você também pode utilizar balas de goma em formato de gomos de laranja.

Tangerinas não fornecem volume grande de suco por cada fruta, então você vai precisar de umas 12 tangerinas. Nesta época, em Porto Alegre, são vendidas nos semáforos por dez reais a dúzia.
Que delícia!

terça-feira, 24 de maio de 2016

BOLO DE RICOTA E PARMESÃO


Este é um bolo muito macio e com sabor delicado de queijo. Cubra com creme de ricota.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         3 colheres, de sopa, de margarina sem sal
·         250 ml de coalhada
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         100 g de parmesão ralado
·         150 g de ricota amassada com o garfo
Modo de fazer:
Amorne 250 ml de leite por 1 minuto no micro-ondas. Junte o suco de meio limão e mexa bem. Você terá a coalhada.
Bata os ovos com a margarina e o açúcar. Junte a farinha e o fermento. Adicione a coalhada, o parmesão e a ricota e bata até misturar bem. Despeje a massa em fôrma tipo pudim, untada e enfarinhada.
Asse a 230°c por aproximadamente 50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Desenforme quente.
Creme de ricota:

Bata no liquidificador o leite condensado com 250 g de ricota fatiada, até ficar um creme homogêneo. Despeje sobre o bolo, deixando escorrer pelas laterais. Decore com confeitos ou cerejas, se desejar.
Aspecto do bolo.

Já devidamente coberto.

domingo, 22 de maio de 2016

LASANHA À BOLONHESA DO MEU JEITO

Ótima opção para um almoço de Domingo.
Ingredientes:
·         300 g de massa para lasanha ( eu uso a do tipo fresca)
·         200 g de blanquet de peru
·         400 g de mussarela
·         300 ml de molho de tomates peneirado (eu uso o caseiro)
·         1 litro de leite
·         3 colheres, de sopa, de margarina
·         3 colheres, de sopa, de farinha de trigo
·         1 copo de requeijão
·         300 g de carne moída
·         1 cebola média picada
·         1 dente de alho picado
·         ½ xícara de polpa de tomates
·         Sal e temperos a gosto
Modo de fazer:
Prepare o molho branco:
Numa panela, aqueça a margarina até derreter. Junte a farinha e misture com colher de pau. Junte o leite e mexa até dissolver a farinha (se empelotou, não tem erro, leve ao liquidificador e bata alguns minutos). Vá mexendo o molho e adicione o requeijão e sal a gosto. Espere o molho engrossar um pouco, desligue o fogo e cubra com plástico encostado na superfície do creme para evitar que forme película.
Se pretende usar molho de tomates caseiro, prepare sua receita ou faça com 3 tomates, uma cebola grande, 1/3 de pimentão verde, 1 colher, de sopa, de extrato de tomate, sal a gosto e óleo para fritar. Pique tudo. Frite a cebola até murchar, junte os tomates e o pimentão e refogue até encorpar. Junte o sal e o extrato de tomate e deixe ferver um pouco. Acerte o sal, se necessário e liquidifique.
Prepare a carne moída:
Aqueça 2 colheres, de sopa, de óleo e frite o alho e a cebola, até murchar a cebola. Junte a carne moída e doure por completo. Junte a polpa de tomates, sal e temperos a gosto e refogue até tomar gosto. Acerte o sal, se necessário.
Disponha todos os ingredientes sobre a mesa antes de começar a montar. Você vai precisar de um pirex retangular médio e com uns 6 cm de altura.
1.       Coloque uma camada fina de molho branco, no fundo, e cubra com a lâmina de massa (corte o excesso, se precisar).
2.       Faça uma camada de molho peneirado.
3.       Faça uma camada de mussarela.
4.       Faça uma camada de blanquet.
5.       Faça uma camada de molho branco.
6.       Faça uma camada de massa.
7.       Faça uma camada de molho peneirado.
8.       Faça uma camada de carne moída ao molho.
9.       Faça uma camada de molho branco.


Repita as camadas na mesma ordem até a de carne moída. Cubra com uma lâmina de massa, molho de tomates e termine com o queijo mussarela. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, até borbulhar e a mussarela derreter. Sirva quente com arroz branco e salada.
Lasanha montada e pronta para ir ao forno.

Pronta para ser devorada.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

BOLO COM PEDAÇOS DE LARANJA


Este bolo fica muito macio e com sabor suave da laranja. A umidade é conferida pelos pedacinhos de laranja misturados à massa. Não coloquei cobertura, apenas uma nuvem de açúcar de confeiteiro. Fica ótimo com um copo de refrigerante, com chá ou café.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         3 colheres, de sopa, de margarina sem sal
·         1 ½ xícaras de maisena
·         1 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         150 ml de suco de laranja
·         1 colher, de sobremesa, de raspas da casca da laranja
·         1 laranja navelina (de umbigo, importada) cortada em pedacinhos, sem a pele branca
·         3 colheres, de sopa, de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar, a margarina e as raspas de laranja. Junte a maisena, a farinha e o fermento, previamente misturados. Junte o suco de laranja e bata para misturar. Fora da batedeira, misture a laranja picadinha.
Despeje a massa em fôrma tipo pudim, grande, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C, por 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Desenforme e vire sobre o prato, deixando a superfície dourada para cima. Depois de frio, coloque o açúcar de confeiteiro numa peneira e polvilhe sobre o bolo.

Sirva acompanhado de sua bebida predileta.

É opcional polvilhar com açúcar de confeiteiro.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

BROWNIE SUPER CROCANTE

Este é o brownie que meus amigos adoram, bem crocante e com chocolate em pedaços na massa e coberto com uma camada de chocolate. Não é uma receita barata porque o chocolate de cobertura, bem como as castanhas, são ingredientes caros, mas o sabor é uma perdição.
Ingredientes:
·         4 ovos
·         2 ½ xícaras de açúcar mascavo
·         100 g de manteiga com sal
·         1 frasco de essência de baunilha
·         2 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 ½  colheres, de sopa, de fermento em pó
·         300 g de chocolate de cobertura picado graúdo
·         1 xícara de castanhas do Pará em pedaços
·         1 xícara de passas de uva preta passadas em um punhado de farinha de trigo
·         250 g de chocolate ao leite para a cobertura
Modo de fazer:
Use o batedor para massas pesadas (o triangular, na planetária).
Bata o açúcar com a manteiga e a baunilha. Vá juntando os ovos, um a um, batendo sempre. Junte a farinha e o fermento e bata até misturar bem. Retire da batedeira e misture o chocolate, as castanhas e as passas.
Acomode a massa em assadeira untada e enfarinhada. A massa fica pouco maleável e precisa ser ajeitada na fôrma. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar dourado. Faça o teste do palito para se certificar de que está cozido.

Derreta o chocolate da cobertura em banho-maria ou no micro-ondas. Espalhe sobre o brownie quente e espere esfriar para cortar em cubos e, depois, retirar da assadeira.
Brownie coberto com o chocolate.

Brownie cortado em 32 cubos.

domingo, 15 de maio de 2016

PIZZA DE PEITO DE FRANGO


Usei a mesma receita do pão de hamburguer para a massa da pizza. Ficou deliciosa com o sabor levemente doce da massa.
Ingredientes:
Massa:
·         700 g de farinha de trigo
·         ½ colher, de sopa, de sal
·         ½ xícara de açúcar
·         80 g de manteiga
·         400 ml de leite
·         2 envelopes de fermento granulado para pão
·         1 gema para pincelar
Cobertura:
·         400 g de filé de frango
·         2 xícaras de água
·         1 dente de alho
·         1 cebola pequena
·         1 colher de chá de sal
·         300 ml de molho de tomates
·         200 g de mussarela
·         Temperos a gosto
Modo de fazer:
Massa:
Misture a farinha com o açúcar e o sal. Misture o fermento.
Derreta a manteiga e junte aos outros ingredientes. Amorne o leite e misture também. Trabalhe a massa com as mãos, sovando até ficar homogênea e macia.Se ficar muito dura, junte um pouco mais de leite. Tampe a vasilha com plástico (pode ser filme plástico ou, o que uso muito, uma touquinha de banho só usada para este fim). Espere dobrar de volume.
Forre uma assadeira grande com papel alumínio e pincele todo o forro com óleo, fina camada.
Abra a massa com o rolo, deixando-a do tamanho da assadeira. Enrole para facilitar e coloque na assadeira, preenchendo todo o fundo. Ponha para assar a 200°C por 15 minutos.
Prepare a cobertura:
Leve o peito de frango à panela de pressão com a água, o dente de alho, a cebola pequena e sal a gosto. Deixe a panela chiar por 15 minutos, despressurize, separe o caldo e desfie o frango. Junte o molho de tomates ao frango, acerte o sal se necessário.

Cubra a pizza com a mussarela e espalhe o frango com molho sobre ela. Retorne ao forno a 200°C por aproximadamente 15 minutos. Sirva quente com os acompanhamentos habituais. Aqui em casa, colocam catupiry por cima do frango.


PÃO DE HAMBURGUER


Fica igual aos que se compra nos supermercados.

Ingredientes:
·         700 g de farinha de trigo
·         ½ colher, de sopa, de sal
·         ½ xícara de açúcar
·         80 g de manteiga
·         400 ml de leite
·         2 envelopes de fermento granulado para pão
·         1 gema para pincelar
Modo de fazer:
Misture a farinha com o açúcar e o sal. Misture o fermento.
Derreta a manteiga e junte aos outros ingredientes. Amorne o leite e misture também. Trabalhe a massa com as mãos, sovando até ficar homogênea e macia.Se ficar muito dura, junte um pouco mais de leite. Tampe a vasilha com plástico (pode ser filme plástico ou, o que uso muito, uma touquinha de banho só usada para este fim). Espere dobrar de volume.
Divida a massa em duas porções. Faça um rolo de 5 cm de diâmetro com cada porção e corte fatias de 3 cm de espessura. Faça bolas com as porções de massa e coloque-as em assadeira forrada com papel alumínio. Deixe 3 cm de separação entre os pães. Pincele-os com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos. Estarão prontos quando estiverem dourados.

O rendimento é de 12 pães de tamanho médio.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

TORTA DE BANANA


Esta torta dispensa cobertura pois já fica decorada ao desenformar. A cobertura é feita com fatias de banana sobre uma caminha de açúcar mascavo.
Ingredientes:
·         3ovos
·         2 ½ xícaras de açúcar
·         3 colheres, de sopa, de margarina
·         3 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         1 colher, de sopa, de canela em pó
·         250 ml de leite
·         1 xícara de açúcar mascavo
·         6 bananas prata
Modo de fazer:
Unte bem uma assadeira grande e polvilhe com o açúcar mascavo. Use toda a xícara e deixe uma camada mais grossa no fundo. Arrume as fatias de banana sobre esta caminha de açúcar mascavo. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar e a margarina até formar um creme. Junte a farinha, o fermento e a canela. Adicione o leite e bata até misturar.

Despeje a massa na assadeira, delicadamente, e leve ao forno pré-aquecido a 230°C, por 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Solte as bordas com a faca e desenforme quente. Pode acontecer de algumas bananas ficarem aderidas na fôrma. Neste caso, descole-as com a faca e recoloque-as na mesma posição em que estavam.