quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

TORTA DE MAÇÃ SUPREMA

Faço várias receitas de torta de maçã com diferentes complementos e coberturas. Esta da receita é com massa-podre e ficou muito suave e saborosa. A receita da massa-podre foi cedida por Naide Muller:
Ingredientes:
Massa podre:
·         1 ovo
·         2 colheres, de sopa, de açúcar
·         200 g de margarina culinária
·         Farinha de trigo o quanto baste para formar uma massa úmida, macia e que se desprenda dos dedos (inicie com 3 xícaras e acrescente a ferinha necessária para dar o ponto)
Creme do recheio:
·         1 lata de leite condensado
·         ½ litro de leite
·         2 gemas peneiradas
·         4 colheres, de sopa, de açúcar
·         2 colheres, de sopa, de maisena
·         4 a 5 maçãs descascadas e fatiadas em forma de meia lua
Molho gelatinoso de laranja:
·         2 copos de suco de laranja, coado
·         2 colheres, de sopa, de açúcar
·         1 colher, de sopa, de maisena.
Modo de fazer:
Misture os ingredientes da massa e vá unindo com os dedos. Quando estiver macia e sem farinha solta, ensaque-a e deixe descansar por 20 minutos.
Prepare o creme do recheio misturando o leite com a maisena, as gemas e o leite condensado. Leve ao fogo brando até ferver e engrossar. Cubra com plástico aderido à superfície para que não forme película. Deixe esfriar.
Forre uma forma de fundo removível com a massa-podre (não é necessário abrir com rolo, aplique em porções sobre a forma até revestir toda a superfície interna). Fure toda a massa do fundo com um garfo, para não estufar. Leve ao forno quente (230°C) até dourar levemente as bordas. Retire do forno, espere esfriar e coloque o creme do recheio. Arrume as maçãs fatiadas sobre o creme, de modo a formar uma flor.
Retorne ao forno quente até as maçãs assarem e ficarem macias. Enquanto assa as maçãs, prepare o molho gelatinoso levando todos os ingredientes ao fogo, até ferver e engrossar como mingau ralo. Aplique ainda quente e com cuidado sobre as maçãs. Sirva a torta gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário