sábado, 19 de abril de 2014

MERENGUINHOS DA TECA


Merengue ou suspiro é um doce tradicional e cheio de macetes para preparar.

Ingredientes:
·         6 claras em temperatura ambiente
·         18 colheres (sopa) de açúcar
·         1 pitada de sal
Dicas:
Pode adicionar uma colher das de café de gelatina diet de qualquer sabor ou raspas de limão ou laranja se quiser acrescentar um sabor diferente.
Modo de fazer:
Antes de começar, forre quatro assadeiras médias com papel manteiga e aqueça o forno a 180°C.
Leve as claras com o açúcar e o sal ao fogo baixo, mexendo sempre com colher de pau. Use panela de alumínio grosso. Quando surgirem as primeiras bolhinhas de fervura, retire do fogo e leve à batedeira imediatamente. Tenha o cuidado de não raspar o fundo da panela pois pode ter alguma crosta escura. Bata em alta velocidade até formar um marshmallow consistente e que faz picos firmes que não desandam. Adicione o sabor, se desejar, e bata para misturar rapidamente.
Você pode usar o saco de confeitar para formar os merengues ou com uma colher de sobremesa e uma espátula (eu prefiro usar a colher porque é mais rápido e mais fácil). Faça os merengues do tamanho que desejar depositando-os sobre o papel manteiga.
Leve ao forno e deixe assar lentamente por trinta minutos (se estiverem corando, abra o forno e deixe arrefecer um pouco). Interponha um prendedor de roupas (de madeira) na porta do forno para que fique entreaberta e deixe assar por mais trinta minutos. Verifique se já estão sequinhos por fora, retire um e deixe esfriar. Morda o merengue para verificar se está úmido e melado no centro. Se o desejar assim, desligue o forno e retire os merengues e, depois de esfriarem, guarde-os em pote hermético. Caso queira que fiquem sequinhos, deixe no forno mais dez minutos, desligue e mantenha no forno até esfriar. Guarde em pote hermético.

Última dica: 
Merengue é um doce manhoso e mimado, que requer atenção constante. É birrento e, se você se descuidar, ele queima e põe todo o seu trabalho a perder. Escolha então um dia tranquilo, sem alvoroços, e prepare-o como deve ser, com calma e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário