segunda-feira, 4 de setembro de 2017

BOLO DE AIPIM CREMOSO


Peguei a receita no site de um programa e resolvi testá-la. Fica muito deliciosa. O aspecto ficou semelhante à polenta. Tive problema com a calda, pois a gema talhou nas duas tentativas que fiz. A massa ficou ótima, mas não dourou como na do vídeo, acho que por culpa do forno doméstico.
Ingredientes:
·         1 litro de leite de coco
·         4 ovos
·         1 kg de aipim cru, previamente descascado, limpo e picado miúdo
·         1 lata de leite condensado
·         1 ½ xícaras de açúcar
·         60 g de manteiga sem sal
·         1 ½ xícaras de coco fresco ralado
Calda:
·         1 xícara de água
·         1 xícara de açúcar
·         1 colher, de sopa, de manteiga
·         20 g de xarope de glucose (Karo ou similar)
·         1 colher, de café, de essência de baunilha
·         1 gema peneirada
Modo de fazer:
Calda:
Misture a água com o açúcar, a baunilha e o xarope de glucose. Leve ao fogo e deixe ferver até borbulhar e ficar em ponto de fio ralo. Junte a manteiga e deixe derreter, misturando levemente. Peneire a gema para retirar a pele. Espere amornar a calda e misture parte dela com a gema peneirada. Junte o restante da calda e retorne ao fogo baixo, sem deixar ferver. Dixe esfriar para servir sobre as fatias do bolo.
Bolo:
Separe metade do leite de coco, 2 ovos, metade do aipim (pique em pedaços pequenos), metade do leite condensado, metade do açúcar e metade da manteiga. Leve ao liquidificador até ficar homogêneo. Despeje para uma tigela. Liquidifique a outra metade dos ingredientes e junte à outra porção. Misture o coco ralado com uma colher.
Forre uma assadeira com papel próprio para assar (Dover Assa Mais Leve) com o lado brilhoso para cima e deixando uns 5 cm de sobra para fora da assadeira. Despeje a massa na assadeira e asse a 200°C por 1 h e 20 minutos ou até dourar. Espere esfriar e retire da assadeira suspendendo os quatro cantos do papel.

Sirva regado com a calda.
O bolo é retirado suspendendo os cantos do papel.

A fatia já regada com a calda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário