sábado, 25 de junho de 2016

BOLO DE AIPIM COCADA



 Este é outro bolo com massa de aipim, recheado e coberto com coco. É um bolo de liquidificador.  A textura da massa é semelhante a um pudim. Fiz dividido em duas fôrmas para poder colocar recheio. A cobertura é uma cocada úmida.
Ingredientes:
·         1 kg de aipim descascado e limpo
·         1 lata de leite condensado
·         5 ovos caipiras
·         200 g de manteiga derretida
·         1 colher, de sopa, não cheia de fermento em pó
Recheio:
·         1 lata de leite condensado
·         100 g de coco ralado queimado
Cobertura:
·         2 xícaras de açúcar
·         1 xícara de água
·         ½ xícara de água
Modo de fazer:
Corte o aipim em rodelas e vá colocando no liquidificador e adicionando os ovos, um a um. Use o botão pulsar. Cuide para não aquecer demais o motor do liquidificador. Quando notar que está difícil de triturar, adicione outro dos ovos e empurre as rodelas de aipim para baixo, com uma espátula, sempre desligando o liquidificador ao usar a espátula. Quando o aipim estiver todo triturado, mas ainda granulado, retire para uma vasilha. Recoloque um terço da massa no copo do liquidificador com um terço da manteiga e um terço do leite condensado. Bata até ficar homogêneo e despeje para outra vasilha. Repita o processo com as outras duas porções e misture-as com a primeira porção. Junte o fermento e misture muito bem. Divida a massa em duas porções e coloque-as em 2 fôrmas iguais de fundo removível forrado de papel manteiga untado. Asse a 230° por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Espere esfriar para desenformar, solte as bordas com a faca e vire o bolo sobre um prato.
Recheio:
Leve o leite condensado com o coco queimado ao micro-ondas, em potência alta, por 4 minutos. Mexa e recoloque no micro-ondas por mais um minuto. O recheio vai parecer mole, mas ficará firme ao aplicar sobre o bolo frio. Coloque o outro bolo sobre o recheio.
Cobertura:
Leve o açúcar com a xícara de água ao fogo até ficar uma calda espessa. Junte o coco e deixe ferver um pouco e encorpar. Adicione a meia xícara de água e ferva até borbulhar. Teste se a cobertura está no ponto certo colocando uma colherada sobre o centro do bolo e deixando esfriar. Se a cobertura endurecer e secar, retire-a do bolo e devolva à panela,  juntando mais meia xícara de água e tornando a ferver. Espalhe a cobertura sobre o bolo em grossa camada.
Minha primeira cobertura tinha ficado assim, dura e seca como cocada.

Ao cortar, quebrava e descolava do bolo.
Destaquei a cobertura (saiu facilmente), recoloquei na panela com mais meia xícara de água e fervi ligeiramente. Ficou ótima, sem escorrer, mas ainda úmida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário