sábado, 6 de agosto de 2016

BOLO DE LEITE FERVENTE DE LORENA PAULETTI


Este bolo era preparado por Lorena Pauletti, mãe de minha cunhada Beth. Quando íamos para o sítio de meu irmão, ela servia este bolo no chá da tarde. Todos adoravam.  É uma receita que ela criou e não pode ser esquecida, pois é muito saboroso e de uma delicadeza única.
Ingredientes:
·         6 ovos (claras e gemas separadas)
·         2 xícaras de açúcar
·         2 xícaras de farinha
·         1 xícara de maisena
·         1 xícara de leite fervente
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
Recheio:
·         1 litro de leite
·         4 colheres, de sopa, de açúcar
·         1 colher, de sopa, de essência de baunilha
·         3 colheres, de sopa, de maisena
Cobertura:
·         500 g de açúcar de confeiteiro
·         1 colher, de sobremesa, de essência de baunilha
·         Água fervente, o quanto baste
·         Confeitos coloridos para decorar
Modo de fazer:
Bata as claras em neve firme e vá adicionando, aos poucos, uma das xícaras de açúcar até formar um suspiro firme. Reserve.
Bata as gemas com a outra xícara de açúcar até virar uma gemada clarinha e bem fofa. Junte o leite fervente e bata até amornar.
Peneire a farinha com a maisena e o fermento e junte-os ao creme de gemas. Bata até incorporar bem.
Misture delicadamente o suspiro até ficar homogêneo e bem aerado. Despeje a massa para uma assadeira grande, untada e enfarinhada. Asse a 200°C por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Desenforme, espere esfriar e divida em duas camadas. Prepare o recheio.
Recheio:
Separe uma xícara de leite e dissolva aí a maisena. Enquanto isto, leve ao fogo o restante do leite com o açúcar e a essência de baunilha. Quando começar a borbulhar, junte a maisena dissolvida com o leite e mexa até ferver e engrossar.  Aplique uma folha plástica aderida à superfície do creme para que não forme película. Espere esfriar para aplicar o recheio. Coloque a outra camada de bolo sobre o recheio e prepare a cobertura.
Cobertura:

Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigela, adicione a essência de baunilha e vá adicionando a água fervente muito lentamente para não correr o risco de diluir demais. Deve ficar com uma consistência cremosa e brilhante. Experimente o ponto com uma pequena porção aplicada na borda para ver se um pouco do creme escorre pela lateral. Aplique a cobertura por sobre o bolo, deixando que escorra pelas laterais. Espalhe os confeitos em seguida, pois esta cobertura seca muito rapidamente.
Minha cobertura ficou mais espessa do que desejava, por isto não escorreu nas laterais.

Em corte para visualizar o recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário