segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

BISCOITINHOS DE MASCARPONE COM GOIABADA


Mascarpone é um queijo italiano com sabor e consistência semelhante à nata cremosa, só que um pouco mais azedo. É com ele que se prepara o Tiramisu. Hoje eu resolvi utilizá-lo no preparo destes biscoitos. Alguns eu deixei sem a goiabada para servir acompanhados com geleia. Todos ficaram maravilhosos e delicadamente crocantes.
Ingredientes:
·         350 g de mascarpone
·         70 g de margarina culinária
·         1 ovo
·         500 g de maisena
·         4 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sobremesa, de fermento em pó
·         200g de goiabada cortada em cubinhos de +/- 1 cm de lado
Você vai precisar de assadeiras grandes forradas de papel alumínio, de um cortador de biscoitos circular de +/- 3 cm de diâmetro (eu uso o bocal de um potinho vazio de canela), de folha plástica de 60 cm/ 25 cm e de rolo de massa.
Modo de fazer:
Misture o ovo com o mascarpone e a margarina gelada. Junte a maisena e o fermento. Acrescente 3 xícaras de farinha de trigo e trabalhe a massa com as mãos. Vá adicionando a última xícara de farinha, aos poucos, até a massa ficar coesa, macia e se desprender dos dedos. Use apenas o necessário para obter este efeito.
Separe porções de massa e coloque sobre a folha plástica, sobre a superfície em que vai abrir a massa. Dobre a folha plástica sobre a massa e abra com o rolo, delicadamente, até a espessura de 5 milímetros. Corte círculos de massa com o cortador e acomode-as na assadeira, deixando 1 centímetro entre os biscoitos. Coloque um cubinho de goiabada sobre cada biscoito e pressione-o levemente para firmar.
Asse a 200°C ou até dourarem por baixo. Os primeiros aprontam em +/- 20 min, mas o tempo vai encurtando a cada fornada. Assim que começarem a dourar, conte não mais do que 5 min ou corre o risco de passarem do ponto.
Você pode substituir a goiabada por gotinhas de chocolate para cookies ou por doce de leite compacto (Pingo de Nata).

Depois de frios, coloque em pote hermético para que não amoleçam.
Receita original, com goiabada.

Sugestão para ser servida com geleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário