quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O LEGÍTIMO TIRAMISU ITALIANO



Esta sobremesa maravilhosa e tradicional e que é apreciada no mundo inteiro, pode ser feita facilmente em casa. É importante que se use os ingredientes originais. Não substitua Mascarpone por Cream cheese, são sabores completamente diferentes. O cream cheese é salgado, bem diferente do Mascarpone.
Ingredientes:
·         3 gemas
·         3 colheres, de sopa, de licor de chocolate
·         ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro (para o mascarpone)
·         500g de queijo mascarpone
·         350g de nata pasteurizada (pode substituir por creme de leite fresco)
·         ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro (para o chantilly)
·         400g de biscoito champanhe
·         200 ml de café preto intenso, sem açúcar
·         Chocolate ou cacau em pó para polvilhar
Modo de fazer:
Bata as gemas com o açúcar de confeiteiro e o licor até ficar homogêneo. Junte o mascarpone e bata até misturar bem. Reserve.
Misture a nata (ou o creme de leite) com o açúcar de confeiteiro e bata até virar chantilly (fica firme e forma picos, como merengue). Se usar a nata, bata em baixa velocidade e com cuidado, pois rapidamente passa do ponto e vira creme de manteiga. Eu prefiro, assim que começa a firmar, terminar de bater com a colher, pois é mais fácil de sentir o ponto.
Junte os dois cremes e bata manualmente com o batedor de claras, delicadamente, até notar que firmou.
Coloque 2 colheres, de sopa, de pó de café numa panelinha. Junte 200 ml de água. Leve ao fogo, mexendo, sem deixar ferver. Coe o café e use-o para molhar as bolachas. Coloque um pouco do café num prato fundo e molhe a parte de baixo de cada bolacha, uma a uma, sem deixar molhar demais. Forre o fundo de um pirex com as bolachas e cubra-as com uma camada generosa do creme. Faça outra camada de bolachas embebidas em café e cubra com o restante do creme.
Coloque o chocolate num coador de tela e polvilhe sobre o Tiramisu. Cubra com tampa ou papel filme e leve à geladeira por seis horas ou de véspera. Sirva gelado.
Você pode montar em taças individuais ou em potinhos como os que coloquei na foto do fim da página.

Aspecto e consistência do creme.

Pode ser preparado em potinhos individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário