domingo, 12 de março de 2017

BEM AMADOS DA TECA


Este doce é feito de pão-de-ló e recheado de doce de leite. É criação minha e é muito gostoso. É semelhante aos bem-casados No recheio, eu coloquei doce de leite, mas pode usar o recheio que preferir. Para decorar, cobri com glacê de açúcar de confeiteiro.
Por fim, achei um jeito mais fácil de fazer os bem-amados redondinhos, usei fôrma para muffins de silicone forradas com pelotines próprias para cupcakes.
Ingredientes:
·         6 ovos
·         2 ½  xícaras de açúcar
·         2 ½ xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de essência de baunilha
·         1 colher, de sopa, bem cheia, de fermento em pó
·         1 caixinha de creme de leite
Recheio:
·         400 g de doce de leite
Cobertura:
·         750 g de açúcar de confeiteiro (ou, se quiser, do impalpável)
·         1 colher, de sobremesa, de essência de baunilha
·         Água (ferva uma xícara e utilize somente o necessário)
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar até formar um creme liso. Junte a farinha peneirada com o fermento. Adicione o creme de leite e a essência de baunilhal e bata até misturar bem.
Forre as fôrmas com pelotines para cupcakes nº 0-B. Divida a massa nas forminhas (as minhas são de silicone, com 7 cm de diâmetro). Não coloque muita massa nas forminhas, no máximo até a metade da altura da pelotine. Asse a 200°C por 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Faça um pequeno cilindro oco de 1 cm de diâmetro, com papel cartaz, ou utilize a tampa de um batom ou protetor labial. Com este cilindro, fure o centro dos bolinhos, depois de frios, retirando o miolo. Encha os furos com doce de leite (pode usar o saco de confeitar, mas não esqueça que se perde boa parte do doce que fica aderido no interior do saco).
Cobertura:
Coloque o açúcar de confeiteiro (ou o impalpável, se preferir) em uma tigela. Junte a essência de baunilha e vá adicionando a água fervente, aos poucos, misturando bem a cada adição, até ficar um creme espesso e brilhante, suficientemente espesso para custar a cair da colher, mas com plasticidade suficiente para ser espalhado sobre o bolinho.

Despeje uma colherada de glacê sobre um dos doces e ajude o glacê a chegar às bordas. Se necessário, use uma pequena espátula para espalhar o glacê até a borda, por igual.  Pouco depois ele resseca e não escorre mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário