sábado, 8 de outubro de 2016

BEIJO AFRICANO TOP


Um doce da infância de muitos gaúchos, é um pão de mel crocante com cobertura de chocolate. O nome era ”Beijo Africano” e era produzido pela Neugebauer.
Ingredientes:
·         1 ovo
·         2 ½ xícaras de farinha de trigo
·         2 xícaras de maisena
·         1 xícara de açúcar mascavo
·         3 colheres (sopa) cheias de mel
·         1 colher (sobremesa) de fermento em pó
·         1 colher (café) de bicarbonato de sódio
·         1 colher (sobremesa ) de canela em pó
·         ½ colher (sobremesa) de cravo em pó
·         1 colher (sobremesa) de raspas de laranja
·         100 g de margarina culinária (sem sal)
Cobertura:
·         250 g de chocolate de cobertura fracionado meio-amargo
·         250 g de chocolate ao leite
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em uma bacia culinária. Comece misturando os secos e adicione os demais ingredientes. No início vai parecer que não vai unir, mas verá que, aos poucos, os ingredientes vão sendo incorporados e surge uma massa úmida e macia como massa de brigadeiro, mas que se desprende dos dedos.
Forre assadeiras com papel alumínio. Faça bolinhas de massa do tamanho de uma noz, achate-as ligeiramente e coloque nas assadeiras deixando espaço para crescerem. Asse em forno mínimo, 180°C, por ± 20 minutos. O pão de mel ainda estará macio, só ficará crocante ao esfriar. Coloque os pães de mel em pote hermético, após esfriarem.
Pique os chocolates com uma faca destas serrilhadas para churrasco. Coloque-os numa tigela de pirex. Leve ao micro-ondas em potência cinco (média) durante três minutos. Mexa com a colher para derreter os que ainda estiverem sólidos. Se for necessário, leve ao micro-ondas por mais um minuto, potência cinco. Espere esfriar um pouco, não é necessário o processo de temperar o chocolate.
 Troque o papel alumínio das assadeiras por papel manteiga. Banhe os pães-de-mel, um a um, no chocolate. Apanhe o pão-de-mel com um garfão de cozinha, bata delicadamente o garfo na beirada da tigela para escorrer o excesso de chocolate e desfazer as bolhas e deposite-os sobre o papel manteiga. Leve ao freezer por 10 minutos para firmar o chocolate. Retire do freezer e guarde-os em pote hermético ou embale-os em saquinhos de celofane.
Doce pronto e embalado individualmente.

Aspecto do pão-de-mel ao sair do forno.

6 comentários:

  1. Oi Teca, vou testar. Estava procurando uma receita de Beijo Africano. Minha mãe queria prová-lo novamente (e eu também). Vi que postaste antes outra versão desta mesma receita. Observaste que tinhas que fazer alterações na receita anterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe,Maria Paula, quase nunca tem comentários, por isto não vi o teu.Quase sempre, quando preparo uma de minhas receitas, modifico para facilitar o preparo. Só o que mudei, nesta, foi o chocolate fracionado, que é mais fácil de lidar, mas prefiro o sabor do tradicional. Atualmente, derreto em potência média, de trinta em trinta segundos, e separo um terço do chocolate, passado em ralador grosso, para misturar ao fim, para fazer a temperagem, misturando-o ao derretido. Fica igual ao doce da Neugebauer, inclusive o pão de mel crocante.

      Excluir
  2. Porque nao valtao a fabricar o beijo africano comprava de pct para consulmo

    ResponderExcluir