domingo, 2 de outubro de 2016

TRANÇA SOBERBA DE COCO

É uma trança de pão de aipim, bem macio e levemente doce, recheado com brigadeiro de coco. Para finalizar a gostosura, pincela-se o pão com calda e polvilha-se com coco ralado.
Ingredientes:
·         250g de aipim descascado
·         Água para o cozimento e, depois, para o pão
·         1 ovo
·         850g de farinha de trigo
·         1 ½ envelope de fermento granulado para pão
·         1 xícara de açúcar
·         1 ½ colher, de sobremesa, de sal
·         150 g de margarina
·         100 g de coco ralado
·         1 lata de leite condensado
·         ¼ de xícara de calda de caramelo (eu usei sobras de calda de pudim, mas pode fazer um caramelo com 3 colheres, de sopa, de açúcar e, quando dourar, juntar um pouco de água para dissolver)
Modo de fazer:
Coloque o aipim para cozinhar em panela, cobrindo-o de água. Ferva até que fique bem macio. Reserve a água e retire o aipim para um prato. Amasse bem com um garfo e coloca numa tigela grande. Junte a margarina, o sal e o açúcar. Se o aipim já estiver morno, junte o ovo e misture-os.
Misture a farinha com o fermento e adicione-os à massa. Junte um pouco da água reservada e comece a amassar a massa com as mãos. Conforme incorpora toda a água, você percebe se a massa está seca e vai adicionando água , aos poucos, até obter uma massa macia, ligeiramente úmida, mas que se desprende dos dedos. Sove a massa até que fique bem homogênea. Se estiver frio, ligue o forno e espere aquecer bem. Assim que estiver bem quente, desligue-o e coloque a massa num refratário coberto com papel filme e ponha no forno para crescer. Espere dobrar de volume.
Separe ½ xícara de coco ralado para decoração do pão.
Prepare o brigadeiro levando o leite condensado e o coco ralado restante ao forno de micro-ondas por 4 minutos, mexa e recoloque por mais 1 ½ minutos. Mexa e reserve.
Divida a massa já crescida em 3 porções iguais. Faça um rolo grosso com a primeira porção, achate-o transformando-o num retângulo comprido. Espalhe um terço do brigadeiro em toda a extensão do retângulo, deixando as bordas livres. Aproxime e grude os dois lados do retângulo, encerrando o brigadeiro dentro do rolo. Proceda igual com as outras porções.
Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque aí os três rolos alinhados. Junte as pontas de um dos lados e trance frouxamente os rolos. Finalize juntando as outras pontas do lado oposto. Pincele a trança com o caramelo e polvilhe com o coco reservado.
Asse a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até estar dourada, com a crosta crocante e, enfiando-lhe uma faca, esta sai seca e sem resíduos de massa.
O resultado me surpreendeu, pois achava que ,ao cortar, o recheio estaria ali no meio, individualizado e visível, mas ele se incorporou parcialmente à massa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário