terça-feira, 29 de agosto de 2017

BOLO DE COCO COM MANDIOCA


Este bolo de mandioca é mais semelhante aos bolos convencionais, pois leva farinha de trigo, leite e fermento em pó no preparo. A massa é úmida, é banhado em calda de caramelo e é delicioso.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         2 colheres, de sopa, de margarina
·         1 ½ xícaras de leite
·         2 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         20 cm de mandioca cozida sem sal (raiz de espessura média)
·         100 g de coco ralado queimado
·         50 g de queijo parmesão ralado
Calda de caramelo:
·         1 ½ xícaras de açúcar
·         150 ml de água
Modo de fazer:
Leve o açúcar e a água ao fogo até formar uma calda de caramelo dourado claro. Despeje imediatamente a calda para uma forma de cone central (tipo pudim), e caramelize toda a superfície. Reserve.
Leve ao liquidificador o leite com a mandioca cozida, a margarina, o açúcar e os ovos. Despeje para uma tigela e, usando um batedor de claras, misture a farinha, o fermento, o queijo e o coco queimado.

Despeje a massa para a forma caramelizada. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C, em banho-maria com pouca água (5 mm de profundidade). Asse por aproximadamente 55 minutos e teste o cozimento com um palito. Retire do forno, passe uma faca em toda a volta da forma e do cone central. Desenforme ainda quente. Derreta a calda que fica aderida na forma, adicionando meia xícara de água. Regue o bolo com a calda obtida. Sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário