terça-feira, 15 de agosto de 2017

VANOKA DE FRUTAS DA TECA


Este é um pão doce recheado de frutas com calda caramelada de açúcar mascavo. Este foi feito com maçãs, nozes e passas de uva. A massa é macia e cresce bastante.
Ingredientes:
·         1 kg de farinha de sêmola (ou de trigo)
·         1 ovo
·         2 envelopes de fermento granulado para pão
·         1 xícara de açúcar
·         1 colher, de sobremesa, de sal
·         100 g de margarina culinária
·         2 xícaras de água morna
·         1 ovo batido para pincelar
Recheio:
·         2 maçãs grandes, descascadas e picadas em cubinhos
·         1 xícara de passas de uvas
·         50 g de nozes picadas graúdas
·         2 xícaras de açúcar mascavo
·         100 g de manteiga sem sal
Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos (farinha e fermento primeiro e, depois, o açúcar e o sal). Se tiver panificadora, coloque na cuba esta mistura, junte a margarina derretida, o ovo e a água. Ligue a panificadora e deixe bater até formar uma bola de massa (se estiver muito úmida, polvilhe um pouco de farinha e deixe incorporar à massa). Pode ser feita à mão, juntando os ingredientes na mesma ordem e sovando até que a massa se desprenda dos dedos. Coloque numa tigela refratária, cubra com papel filme e coloque no forno pré-aquecido e desligado para que cresça e dobre de volume. Se reside em clima quente, isto é desnecessário.
Enquanto a massa está crescendo, pique as maçãs e as nozes, junte os demais ingredientes e leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos em fogo baixo, sem deixar queimar. Deixe esfriar antes de rechear.
Divida a massa já crescida em duas partes, abra cada parte em retângulo, espalhe metade do recheio na parte central do retângulo, poupando as extremidades. Corte as bordas livres em tiras largas. Dobre as extremidades para cima e trance as tiras umas sobre as outras. Pincele com o ovo batido e asse a 200°C por 25 minutos ou até dourar.
Dica:

Forre a mesa com papel “Dove Assa Mais Leve” ou papel alumínio antes de cortar a massa e montar o vanoka. Isto facilitará para transferir o pão com a sua  base de papel para a assadeira, sem que ele se parta.
O  vanoka feito da outra porção

Em corte para mostrar o recheio.

No esquema acima, o recheio é o representado ao centro e a maneira de cortas as tiras está representada  pelo traçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário