terça-feira, 22 de agosto de 2017

PÃO DE MANDIOCA RECHEADO DE FRUTAS

Muito delicioso. Criei esta receita para experimentar minhas formas de silicone, ótimas para desenformar. O sabor ficou fantástico.
Ingredientes:
·         1 kg de farinha de trigo
·         1 xícara de açúcar
·         1 colher, de sobremesa, de sal
·         2 envelopes de fermento granulado para pão
·         2 xícaras de mandioca cozida e amassada
·         100 g de margarina derretida
·         2 ovos
·         1 xícara do caldo de cozimento da mandioca
·         Um ovo batido para pincelar
Recheio:
·         4 bananas prata (pouco maduras)
·         3 maçãs
·         1 laranja navelina (importada)
·         1 bandeja de moranguinhos
·         3 xícaras de açúcar mascavo
·         100 g de manteiga
·         2 colheres, de sopa, de maisena
Modo de fazer:
Misture metade da farinha com o açúcar, o sal e o fermento granulado. Junte a mandioca amassada, os ovos e a margarina. Pode preparar na panificadora ou manualmente. Junte o caldo do cozimento da mandioca e vá adicionando o restante da farinha e sovando bem até a massa, apesar de úmida e macia, se desprender dos dedos. Cubra com plástico filme e espere crescer e dobrar de volume (se preparou na panificadora, retire a massa para uma bacia, cubra com papel filme e espere crescer).
Enquanto a massa está crescendo, prepare o recheio. Descasque as maçãs, as bananas e a laranja, pique as frutas todas em pedaços não muito pequenos. Leve as frutas, o açúcar e a manteiga ao fogo, mexendo sempre para não queimar. Deixe reduzir o caldo. Por fim, espere amornar, misture a maisena com um pouco do recheio e junte ao restante, voltando ao fogo até engrossar. Empregue frio.
Divida a massa já crescida em duas porções. Abra cada porção em formato circular e acomode em uma forma de silicone com cone central. Fure o centro da massa para que se amolde à forma.
Coloque o recheio no fundo da massa, às colheradas, e cubra-o esticando a massa sobre ele, até completar o círculo. Pincele com o ovo batido e asse a 230°C por 40 minutos ou até dourar. Desenforme e desvire.
Coma quente, cuidando para não se queimar com o recheio. Fica ótimo, parece que passou geleia na fatia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário