sexta-feira, 27 de outubro de 2017

BOLO DE ANIVERSÁRIO DO GUI

Fiz este bolo para homenagear meu sobrinho e afilhado, no seu aniversário. O bolo tem 3 camadas, uma branca (a do meio) e duas pretas. Recheios de chantilly e de brigadeiro branco, com morangos. A cobertura é de brigadeiro de chocolate com barrinhas de Stikadinho e de morangos.
Massa:
·         4 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         1 lata de leite condensado
·         1 xícara de manteiga
·         1 xícara de leite
·         1 colher de sopa de fermento
·         3 colheres, de sopa, de chocolate em pó
Recheio de chantilly:
·         700 g de nata
·         4 colheres, de sopa, de açúcar
·         10 morangos grandes, partidos ao meio
Recheio de brigadeiro branco:
·         1 lata de leite condensado
·         1 colher, de sopa, de manteiga
·         10 morangos grandes, partidos ao meio
Cobertura de brigadeiro:
·         2 latas de leite condensado
·         3 colheres, de sopa, de chocolate em pó
Decoração:
·         7 morangos inteiros
·         70 barrinhas de Stikadinho (Neugebauer)
Dica; se não conseguir morangos grandes, dobre a quantidade.
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar e a manteiga até ficar um creme homogêneo. Junte a farinha misturada com o fermento. Acrescente o leite e o leite condensado e bata bem.
Divida a massa em duas porções, a primeira porção um pouco menor do que a segunda. Na segunda porção, misture o chocolate em pó.
Coloque as duas massas em formas redondas de 20 cm de diâmetro, devidamente untadas e enfarinhadas. Asse em forno médio (230°C) por 30 min, a massa branca; por 40 min a massa preta. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Divida a massa preta em duas camadas. Coloque a primeira camada no prato em que vai servir, com a parte cortada para cima. Regue com a calda. Prepare o chantilly:
Adoce a nata (ajuste o açúcar a seu gosto) e bata na batedeira até firmar e formar picos ( é rápido e passa facilmente do ponto, não se descuide ou virará manteiga doce). Espalhe o chantilly todo sobre a primeira camada. Coloque os morangos fatiados preenchendo toda a superfície.
Coloque o bolo branco sobre este recheio e regue com a calda (retire a pele da superfície superior do bolo para que a calda penetre). Prepare o brigadeiro branco:
Leve o leite condensado e a manteiga, em tigelão fundo, ao micro-ondas por 3 minutos. Mexa bem e recoloque por mais 2 minutos. Se ainda estiver muito mole, repita por mais 1 min. Aplique ainda quente sobre a segunda camada. Assim que amornar, espalhe a segunda camada de morangos fatiados.
Coloque a última camada de bolo preto sobre o recheio e regue com o restante da calda. Prepare o brigadeiro de chocolate, primeira porção.
Misture o leite condensado com  metade do chocolate em pó e leve ao micro-ondas da mesma forma que preparou o brigadeiro branco. Espalhe sobre o bolo, em camada generosa. Se sobrar, espalhe nas laterais.
Decoração:

Retire, previamente, o papel das barrinhas de chocolate. Prepare outro brigadeiro de chocolate, da mesma forma que os anteriores. Espere amornar e vá espalhando pequenas porções, como de fossem de cola, na lateral do bolo. Aplique uma barrinha sobre o brigadeiro e aperte para que fique colada. Vá espalhando as porções e grudando as barrinhas, uma junto da outra, até completar toda a volta. Se for preciso, retoque onde estiver falhado. Decore com os morangos inteiros, tendo o cuidado de colá-los com porções de brigadeiro. Conserve em geladeira até a hora de servir.                                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário