terça-feira, 31 de outubro de 2017

BOLO CARAMELADO DE PÊSSEGO


Este bolo ficou diferente de todos os que já fiz. A massa incorporou o caramelo e ficou úmida e fofinha.
Ingredientes:
·         4 ovos
·         2 ½ xícaras de açúcar
·         3 xícaras de farinha
·         3 colheres, de sopa, de margarina
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         1 xícara de leite
·         1 lata grande de compota de pêssego em metades.
Modo de fazer:
Escorra os pêssegos, pique metade deles em cubinhos e fatie a outra metade. Separe os fatiados dos em cubos.
Coloque pouco mais de meia xícara de açúcar em uma panela e leve ao fogo para formar um caramelo. Não deixe queimar. Coloque os pêssegos em cubos na panela e deixe ferver e liquefazer novamente o caramelo. Retire os pêssegos com colher, escorrendo o excesso de caramelo. Reserve.
 Unte as laterais de uma assadeira com margarina e espalhe o caramelo que restou na panela por todo o fundo da assadeira. Coloque as fatias de pêssego sobre o caramelo (ele permanece líquido por causa da umidade dos pêssegos) e reserve.
Na batedeira, bata os ovos com a margarina e o açúcar, junte a farinha com o fermento e o leite e bata até ficar homogêneo. Misture manualmente os pêssegos picados reservados. O caramelo que ficou nas frutas vai tingir parcialmente a massa.
Com uma concha, vá colocando a massa, cuidadosamente, sobre o caramelo e os pêssegos do fundo da assadeira para evitar que as fatias se amontoem.

Asse a 230°C por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Passe uma faca em toda a volta da massa. Desenforme quente. Algumas fatias poderão ficar coladas na forma. Descole com a faca e recoloque-as em seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário