terça-feira, 31 de maio de 2016

BOLO BÁSICO DA TECA


Bethinha Pires comentou em  minhas “DICAS DE COMO FAZER BOLOS COM SUCESSO” que gostaria de ter a minha receita de bolo básico. Eu aprendi esta receita com minha mãe, mas ao longo dos anos eu a simplifiquei ainda mais. Este bolo nunca deixou de crescer, é gostoso e, partindo dele, faço inúmeros outros bolos, sempre com sucesso. Neste da foto, eu acrescentei 1 xícara de nozes trituradas na massa e cobri com marshmallow. Decorei com cerejas porque me esqueci de guardar nozes inteiras para a decoração.
Ingredientes:
·         3 ovos
·         2 xícaras de açúcar
·         3 colheres, de sopa, de margarina sem sal
·         3 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher, de sopa, de fermento em pó
·         1 xícara de leite
Modo de fazer:
Bata os ovos com o açúcar e a margarina até formar um creme. Junte a farinha previamente misturada com o fermento. Deite por cima o leite e volte a bater até ficar homogêneo.
Despeje a massa em fôrma untada e enfarinhada (eu uso tanto fôrma tipo pudim como assadeira). É importante que a massa tenha espaço para crescer, então não se pode encher muito a fôrma; em assadeira, deixe 2 cm de folga e na fôrma tipo pudim, 3 cm de folga.
Asse em forno médio, 230°C, por 40 minutos. Da primeira vez que for fazer, verifique a partir dos 35 minutos se o bolo já dourou por cima e, neste caso, teste fincando com um palito. Se no centro do bolo o palitinho sair seco, retire do forno.
Para desenformar, vire um prato sobre a fôrma e, em seguida, segurando o conjunto firmemente e com as mãos protegidas por um pano de prato seco, desvire a fôrma. O

 bolo cairá sobre o prato. Quando usar assadeira, use o mesmo processo ou corte em cubos ainda na fôrma e retire-os um a um. 


Em corte para observar a textura da massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário